Mutuários de Salto podem renegociar dívida com a CDHU

Equipe técnica da CDHU estará na cidade para atender mutuários com prestações atrasadas

sáb, 21/07/2007 - 10h10 | Do Portal do Governo

Neste final de semana, dias 21 e 22 de julho, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), fará plantão de atendimento em Salto. O objetivo é agilizar a regularização de dívidas de mutuários com prestações atrasadas.

A CDHU tem 1.153 contratos ativos no município. No entanto, 255 mutuários estão com mais de três prestações atrasadas, o que representa um índice de 22% de inadimplência. Para facilitar a negociação com esses mutuários, uma equipe da Companhia estará no Centro Comunitário, na Rua Princesa Isabel, n.º 1.574, Jardim Santa Cruz. O horário de atendimento será das 9h às 16h30.

O objetivo da CDHU é diminuir os percentuais de inadimplência em todo o Estado e aumentar a arrecadação em sua carteira. Para tanto, já foram adotadas diversas medidas visando recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos mutuários. Em abril, a Companhia fechou o mês com 23,3% de inadimplência, o menor índice dos últimos três anos. No início de 2007, esse número chegava quase a 30%.

Em março, a Companhia também bateu um recorde histórico. Atingiu a maior arrecadação mensal da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira de 307 mil mutuários. Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso há mais de um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês.

Essas medidas fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros das prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar o valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para quitar ou reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode ser usado também para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre o financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)