“Mutirão Verde” tem mais de 1.000 atividades programadas para esta sexta-feira

No endereço www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoverde é possível encontrar a programação completa

sex, 21/09/2007 - 12h40 | Do Portal do Governo

O “Mutirão Verde”, a primeira grande ação do Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de concentrar esforços de toda a população em prol do verde, acontece nesta sexta-feira, 21/09 – Dia da Árvore. Por meio da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, desde o início do mês, o Governo convidou e estimulou pessoas, comunidades, empresas, entidades civis, militares e públicas, escolas, prefeituras, órgãos do Estado e imprensa em geral a, de forma ampla e irrestrita, neste dia 21, realizarem e divulgarem atividades concretas e duradouras em defesa das árvores, dos parques, das florestas, das matas, enfim da qualidade de vida de todos os cidadãos que moram e trabalham neste Estado. Já chegam a mais de 1.100 as atividades ou eventos programados, que podem ser conferidos no “site” do “Mutirão Verde”, disponibilizado no endereço da Secretaria do Meio Ambiente – www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoverde.

O “Mutirão Verde” tem sua data de referência marcada para amanhã, mas efetivamente começou no início do mês, com a movimentação de diversos setores, públicos e privados, da sociedade paulista e não vai se encerrar pontualmente, com as atividades programadas para este dia 21, que incluem desde plantios de mudas de árvores até palestras e passeatas, já que o objetivo do Mutirão é procurar chamar a atenção de todos para uma definitiva mudança de atitude e consciência ambiental quanto à importância de se cuidar bem da natureza.

 Por isso, novas iniciativas e sugestivas atitudes de cidadania vão, a cada minuto, se somando aos eventos já programados e disponibilizados, e espera-se mesmo que elas originem um despertamento geral e definitivo em termos de consciência ambiental. Como diz o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, todos devem, sim, plantar árvores, muitas, “mas, muito mais do que isso, pelo resto dos outros dias do ano, adotá-las, protegê-las, exigir mais verde nas praças, denunciar o desmatamento e até mesmo cuidar dos vasos de plantas para que não virem depósito de bitucas de cigarro”, entre outras atitudes.

O cadastro das atividades ainda pode ser feito, pelo próprio site, assim como “downloads” dos arquivos originais de folhetos do Mutirão Verde e de outros materiais de apoio, incluindo as inscrições da camiseta “Vista Verde!”. Por meio do Zoológico de São Paulo, a SMA também está realizando uma promoção que vai premiar as melhores frases sobre o verde, com ingressos gratuitos no Zôo.

O Mutirão Verde é o primeiro dos “Mutirões Ambientais”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo. Entre outros eventos oficiais, nesta sexta-feira (21/09), às 10h30, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, lança o Mutirão Verde no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, onde haverá tendas temáticas, distribuição de bandanas e camisetas verdes, além de esquetes sobre o tema ambiental e coletas de pilhas, entre outras atividades.

“Mas, em todo o estado”, conforme ressaltou o secretário Graziano, “as pessoas estão convidadas a engrossar essa corrente de iniciativas em prol das árvores, dos rios, do ar e da biodiversidade, e ajudar a amenizar as consequências do aquecimento global. O Governo de São Paulo e a Secretaria do Meio Ambiente convidam todos a participar e ajudar a marcar o dia 21 de setembro de 2007 como início de uma nova fase de respeito ao próximo e ao meio ambiente. Vista o Verde!”.

Da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

(S.M.)