Mutirão de DNA zera demanda da região de Ribeirão Preto

Foram realizados 750 atendimentos para coleta de DNA na região de Ribeirão Preto, zerando a demanda de agendamentos do calendário 2007/2008

qua, 10/10/2007 - 17h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), realizou mais um mutirão de reconhecimento de paternidade no Estado de São Paulo. Neste final de semana, foram realizados 750 atendimentos para coleta de DNA na região de Ribeirão Preto, zerando a demanda de agendamentos do calendário 2007/2008. O mutirão atendeu pessoas das cidades de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Batatais e Sertãozinho, entre outras. Ainda neste ano será realizado mutirão de coleta de DNA em São José do Rio Preto.

 

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta e é necessário novo pedido judicial.

 

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. O Imesc entrega por mês cerca de 1,5 mil laudos judiciais. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

 

Neste ano, o instituto já estendeu o atendimento em mutirão a sete regionais (Santos, Bauru, Araraquara, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Ribeirão Preto), totalizando 2.987 famílias beneficiadas. As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa a agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de

coleta vigentes em dez regionais.

 

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

(S.M.)