Na próxima quarta-feira (16), os visitantes do Museu do Futebol que postarem selfies usando os bigodes com as hashtags #MuseumSelfie e #MuseuDoFutebol poderão ter as fotos compartilhadas pelo perfil da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.
Celebrado em 16 de janeiro, o “Museum Selfie Day” representa uma ação global nas redes sociais para promoção dos museus de todo o mundo. Nesse dia, o público é estimulado a interagir com os acervos das exposições de forma descontraída e por meio do compartilhamento das fotos feitas com o celular.
Para a edição de 2019, o Museu do Futebol distribuirá, das 10h às 16h, adesivos de bigodes em referência a Charles Miller, de modo que os visitantes tirem as selfies. Como muitos homens de sua época, ele possuía longos e volumosos bigodes.
Vale destacar que Charles Miller é considerado, por muitos, o “pai do futebol” no Brasil e dá o nome à praça que abriga o Estádio do Pacaembu, sede do Museu. Ele registrou a primeira partida no país depois de ter aprendido a jogar futebol quando estudava na Inglaterra, no fim do século XIX.
Acessórios
Para enriquecer a ação, educadores do Museu estarão na sala “Origens”, que conta o começo da prática de futebol no Brasil, com o “Baú da Memória” repleto de acessórios característicos do início do século XX, quando o esporte começa a ser praticado por aqui, como luvas, chapéus, coletes e demais vestimentas.
Os frequentadores que postarem selfies do passeio cultural usando as hashtags #MuseumSelfie e #MuseudoFutebol poderão ter as fotos compartilhadas no story do Instagram do Museu do Futebol ao longo do dia.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado e da prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. O espaço pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura.