Museu do Futebol têm agenda especial de férias até o fim do mês

Oficinas, brincadeiras e até esportes de inverno virtuais estão no roteiro de atividades especiais e monitoradas ao longo da semana

sáb, 19/01/2019 - 9h04 | Do Portal do Governo

Até o dia 27 de janeiro, o Museu do Futebol mantém uma programação especial para as férias da garotada. Além da exposição “Clássico é Clássico e Vice-Versa” – que retrata as grandes rivalidades futebolísticas do país e faz um apelo à tolerância e à empatia -, a instituição também promoverá o “Férias no Museu”, uma série de atividades especiais relacionadas ao esporte: brincadeiras, oficina de pebolim de mesa, intervenções de cordel, street curling e até bobsled.

Amarelinha, dama, futebol de botão, jogo da velha, bambolê, entre outras, também estão no roteiro. Algumas das brincadeiras, inclusive, têm horários definidos e acompanhamento de monitores, como Arco e Flecha, Oficina de Pipa, Circuito Treino de Futebol, Futebol de Duplas, Futebol com bexigas, Futebol de Sopro e Futebol Vendado.

Sempre aos finais de semana, até o final da temporada, dois esportes de neve que geram muito interesse e curiosidade chegam ao Brasil em versões de verão para o museu: o Curling e o Bobsled. O Curling é um esporte tradicional dos Jogos de Inverno realizado em uma pista de gelo, em que uma série de pedras são jogadas com o objetivo de ficar mais próxima do alvo, marcado do outro lado da pista.

O street curling é uma forma adaptada de se jogar este esporte em países tropicais, cujo objetivo principal é oferecer aos visitantes uma vivência e que entendam a dinâmica do esporte. A pista montada não é de gelo, e sim de um plástico resistente. As pedras possuem uma espécie de rodinha, que facilita o deslocamento. O Street Página 2 de 3 curling é um esporte inclusivo podendo ser jogado independente de limite de idade, sexo ou condicionamento físico.

Já o Bobsled é um trenó de gelo para quatro pessoas que desliza sobre um tobogã. No Museu do Futebol, o esporte será vivenciado virtualmente, por meio da tecnologia de óculos de realidade virtual, que proporcionará aos visitantes a imersão neste esporte dos Jogos de Inverno.