Museu da Imigração comemora 24 anos com atrações gratuitas

Público é convidado a conhecer a instituição a partir de novas perspectivas, com programação inovadora e educativa no próximo domingo (25)

qui, 22/06/2017 - 19h52 | Do Portal do Governo

Para celebrar seu aniversário de 24 anos, o Museu da Imigração vai levar o público para conhecer a Instituição a partir de novas perspectivas, por meio de uma experiência de realidade virtual e uma programação educativa criada especialmente para a ocasião. As atividades são gratuitas e acontecem no domingo (25), a partir das 11h.

O Workshop de fotografia imersiva: escrever com a luz em 360° irá apresentar conceitos e práticas da linguagem da fotografia de imersão, com foco em técnicas usadas para imagens panorâmicas, esféricas e em 360°. A atividade começa às 14h e é ministrada pelo cineasta e fotojornalista Eduardo Ricci.

O workshop ainda inclui um passeio imersivo para registrar os ambientes significativos do museu e será encerrado com a customização de óculos para experiências em realidade virtual. A idade mínima para participar é de 16 anos e os interessados devem se inscrever com antecedência pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br. É necessário também que os participantes possuam câmera fotográfica, smartphone ou tablet.

O núcleo educativo também preparou uma série de atividades para receber os visitantes durante o dia. A programação começa às 11h, com uma visita temática à exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”. O passeio faz um resgate histórico sobre a data que marca o aniversário do museu e aborda as transformações na cidade de São Paulo, destacando os diferentes usos do prédio da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

No jogo “Linha do Tempo”, que acontece às 15h, o público vai construir, junto com os educadores, uma linha do tempo que relaciona fatos históricos marcantes e objetos presentes no acervo. A atividade é voltada para maiores de oito anos e toda programação educativa também requer inscrição por e-mail.