Museu da Diversidade será transferido para o Casarão Franco de Mello

Localizado na Avenida Paulista, imóvel construído em 1905 será restaurado para receber o equipamento cultural

sex, 20/06/2014 - 11h27 | Do Portal do Governo

O Museu da Diversidade Sexual mudará de endereço. Em breve, o equipamento cultural do Estado sairá da estação República do Metrô – onde funciona atualmente – e passará a ocupar o Casarão Franco de Mello, localizado na Avenida Paulista. O anúncio da mudança foi feito em maio pelo Governador Geraldo Alckmin, durante a coletiva da Parada LGBT de São Paulo.

O Casarão é um dos últimos remanescentes do começo do século XX, época da primeira ocupação da Avenida Paulista. O imóvel, localizado no número 1919, tem cerca de 600 metros quadrados de área construída e terreno com total de 2,7 mil metros quadrados.

O Governo aguarda decisão judicial de a ação de desapropriação indireta para dar início às providências necessárias ao restauro e posterior implantação do Museu. Em função da natureza e da localização do imóvel, o Museu também trabalhará na preservação da memória da casa e do histórico de ocupação da Avenida Paulista – que de um reduto da elite cafeeira sofreu várias transformações ao longo de um século até se tornar símbolo da cidade e espaço para a manifestação da diversidade humana, como ocorre, por exemplo, durante a Parada LGBT.

Museu da Diversidade Sexual

O Museu tem como tema central a valorização da diversidade sexual no Brasil por meio de ações de pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio material e imaterial, a partir da abordagem da historicidade da população LGBT, do ativismo político e do legado sociocultural, entendendo seu importante papel como transformador da cultura brasileira.

Criado em 2012, o Museu recebeu quase 35 mil visitantes em 2013. Após a mudança, o equipamento cultural pretende propiciar maior visibilidade à diversidade sexual, fomentar a discussão sobre a construção de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e violências dirigidas a esses segmentos e promover a cultura da cidadania plena da população LGBT.

Do Portal do Governo do Estado