Município de Rincão recebe carreta da mamografia

Veículo equipado com mamógrafo e ultrassom ficará na cidade para atender mulheres a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido médico

qua, 26/07/2017 - 17h44 | Do Portal do Governo

A cidade de Rincão, localizada na região de Araraquara, é mais uma das beneficiadas com os serviços da carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”. O veículo chegou nesta quarta-feira (26) e permanece até 5 de agosto na antiga Estação Ferroviária, localizada na rua 21 de Novembro, s/n, Centro.

O governador Geraldo Alckmin acompanhou o início dos exames gratuitos de mamografias que não precisam de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Pacientes fora da faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

“A iniciativa é um programa para todo o Estado de São Paulo, que pode ser acessado gratuitamente pelo telefone para as mulheres marcarem as mamografias. As pacientes com mais de 50 anos têm a possibilidade de fazer o exame. Se algum problema for diagnosticado, já faz o ultrassom, a biópsia e a mulher segue para tratamento”, explicou o governador.

A carreta funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

Sobre as carretas
As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 124.434 mamografias, 5.124 ultrassonografias de mama, 573 biópsias de mama e encaminharam 1.625 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 155 localidades em SP.

Infraestrutura urbana
Ainda em Rincão, Alckmin assina convênios para obras de infraestrutura urbana. O total de R$ 130 mil serão investidos em recape asfáltico. A prefeitura receberá o recurso e fica responsável por licitar e executar a obra.