Mostra que brinca com noções de livro e escultura é prorrogada até o dia 21

Exposição de livros-objetos, de Célia Barros, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita do Memorial será prorrogada até sexta-feira, 21

qui, 20/12/2007 - 9h04 | Do Portal do Governo

O Memorial inaugurou no dia 21 de novembro a exposição Biblioteca # 4, da artista plástica portuguesa Célia Barros. Radicada no Brasil há dois anos e meio, Barros traz ao Memorial 40 livros esculpidos em madeira que, misturados aos livros de papel, ficarão nas estantes à disposição dos leitores.

Formada pela Universidade de Belas Artes de Barcelona com especialização em Gravura, Célia Barros mistura as técnicas de gravura e escultura nos livros que serão expostos na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita do Memorial. Eles ficarão nas estantes da biblioteca e os visitantes poderão tocá-los, senti-los e depois podem decidir onde deixá-los, não necessariamente nas mesmas estantes onde os encontraram.

Seus objetos-livros mesclam técnicas de escultura e gravura e já foram expostos em bibliotecas de Portugal e do Brasil. A artista resolveu expô-los em bibliotecas e não em galerias porque nas bibliotecas elas podem ser tocadas e, assim, compreendidas. Na madeira em que estão esculpidos os livros, Barros gravou desenhos de gritos, conversas, beijos, raivas e outros signos.

“É uma homenagem. Sim, é uma homenagem aos livros. Que todos gostamos, vemos nos livros algo a que reverenciar. Estes livros surgem porque já mudaram muitas coisas. Estes livros mudam. Estes livros aceitam as mudanças”, diz a artista plástica.

Vivendo em São Luis do Paraitinga, Barros pega a sua matéria-prima, a madeira, com marceneiros locais e a reúne em blocos que darão origem aos livros-objetos.

Serviço:

Biblioteca # 4

Até 21 de dezembro

Das 9h às 18h

Biblioteca Latino-americana Victor Civita (portões 1 e 4)

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Telefone: (11) 3823-4600

Entrada franca