Mostra fotográfica de moradores de conjuntos da CDHU é prorrogada

Exposição no Instituto Moreira Salles é resultado de oficinas realizadas com participantes do projeto ‘Foco no Pedaço’

ter, 19/02/2019 - 20h26 | Do Portal do Governo

A exposição “Múltiplos Olhares sobre o Território”, composta por fotografias feitas pelos moradores de conjuntos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), continua até domingo (24), no Instituto Moreira Salles (IMS), na capital.

As oficinas do projeto “Foco no Pedaço”, realizadas nos empreendimentos Jaraguá L, Capão Redondo E e Guarulhos E, em 2018, orientaram os moradores a produzir o material para a mostra. As aulas ofereceram propostas múltiplas de desenho: por meio da observação e às cegas, seguidas da utilização de câmeras de desenho e fotografia, que ensinam o processo de formação da imagem e o desenvolvimento das câmeras fotográficas.

Experiência

O objetivo do projeto, uma parceria da CDHU com o IMS, é ampliar a experiência artística e estética dos participantes, ao estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre arte e cultura. A iniciativa já capacitou 44 moradores e promoveu exposições de artes plásticas, livros de fotografia e atividades de literatura e música.

“A ideia é proporcionar um olhar mais refinado acerca do espaço que os moradores ocupam, como a casa, o condomínio, a rua e o bairro onde moram. Por isso, o nome do projeto”, explica Heloísa Martins, líder do Núcleo de Gestão de Áreas Públicas e Parcerias da CDHU.

“O curso foi ótimo desde o primeiro dia. Tenho quatro filhos e, de início, pensei em desistir por não conseguir assistir às aulas sem as crianças. Mas as equipes da CDHU e do IMS me incentivaram a continuar e consegui pegar meu certificado. Eu aprendi a olhar a arte de um jeito diferente”, revela a moradora do Conjunto Habitacional Jaraguá L, Vera Lúcia de Oliveira.

Ela relata que o grupo, que antes não imaginava quais eram os conceitos de fotografia e nem como eram feitas as revelações das fotos, acabou responsável pela produção das próprias câmeras. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para unir os moradores e nos capacitar, mudar a nossa visão de como é viver em comunidade”, diz.

As peças estão expostas no 9º andar do IMS, na Avenida Paulista, 2424. O Instituto funciona de terça a domingo de 10h às 20h. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 2842-9120.