Moradores do Jaraguá ganharão passarela em 2008

A obra é fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo, a CPTM e a Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá

qui, 27/12/2007 - 9h25 | Do Portal do Governo

Os moradores do Jaraguá poderão cruzar as vias da Linha A (Luz-Francisco Morato) com conforto e segurança em 2008. Uma passarela será construída pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ligando o bairro, na região próxima à Estação, à Rua Francisco da Cunha Menezes.

O processo de licitação deverá acontecer em fevereiro de 2008 e contará com a dotação orçamentária da prefeitura no valor de R$ 800 mil. O edital já foi publicado no Diário Oficial do dia 15/12.

A obra é fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo, CPTM e Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá. O deputado estadual Marcos Zerbini fez o pedido à Secretaria Estadual de Planejamento como crédito suplementar para a CPTM, que irá licitar e executar o projeto. Já o subprefeito, Amauri Luiz Pastorello, assinará um convênio, por meio do qual a administração municipal assumirá a responsabilidade pela manutenção, iluminação, limpeza e segurança da edificação.

As medidas necessárias para a viabilização da obra foram apresentadas à Comissão de Moradores da Associação dos Sem Terra de São Paulo, que reúne o Conjunto Residencial Jaraguá H e o Parque Nações Unidas, localizados próximo à Estação Jaraguá, no mês de outubro, quando a demanda foi encaminhada à presidência da CPTM.

Desde então foi firmada uma parceria com a Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá para intervenções urbanísticas, como a construção de muro de vedação das vias e programas de educação comunitária. Coordenada pelo engenheiro da CPTM, Wellington José Berganton, a ação também prevê blitze para coibir o uso de entorpecentes na região. “A soma deste esforço justifica o encontro de hoje. A concretização da passarela será um marco na vida desses moradores”, disse Wellington.

A passarela terá estrutura de concreto, dois metros de largura e 300 metros de comprimento. Por conta das características do terreno não haverá necessidade de colocação de degraus, o que a tornará acessível, inclusive, para portadores de deficiência. Após sua entrega, a manutenção e limpeza deverão ser de responsabilidade da subprefeitura.

O coordenador da equipe da GOQ-SAU / Relações Comunitárias, da CPTM, Luiz Ferretti, ressaltou dois pontos importantes: “A licitação ocorrida otimiza o programa em 90 dias e, embora a construção de passarelas não agregadas às estações seja de responsabilidade dos municípios, temos o interesse em auxiliá-los da melhor forma possível, a fim de beneficiar a população. Essa obra é um excelente modelo de parceria e por isso estamos aqui hoje”.

Em relação a esse convênio, o subprefeito Amauri Luiz Pastorello destacou que “a passarela é uma grande conquista da comunidade do Jaraguá. A luta deles é um exemplo de que com garra e perseverança tudo é possível”. Já a líder comunitária Maria Ângela dos Santos comemora a vitória. “Tudo está caminhando como sonhamos. Foram oito anos de batalha e estamos satisfeitos”, disse.

Da CPTM

(L.F.)