Moradores de Campinas participam do Praia Acessível no Guarujá

O programa leva 40 portadores de deficiência física ou visual para a Praia de Pitangueiras, e todos poderão entrar no mar

sex, 16/03/2012 - 19h25 | Do Portal do Governo

Este sábado, 17, é um dia muito especial para portadores de deficiência física ou visual de Campinas. O programa Praia Acessível, da Secretaria do Direito da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), leva 40 pessoas de todas as idades para passarem o dia na Praia de Pitangueiras, no Guarujá. A maioria nunca foi à praia.

No programa, as pessoas com dificuldade de mobilidade não terão problemas para chegar ao mar, pois são disponibilizadas cadeiras de rodas adaptadas, chamadas de anfíbias, e profissionais especializados acompanham os passageiros.

Isabelly Duarte do Prado, de nove anos, teve paralisia cerebral aos dois meses de idade. A família sempre teve dificuldade para leva-la à praia. “Desta vez, vamos nos divertir muito mais, e a Isabelly vai conseguir brincar à vontade”, diz Marcia Aparecida Duarte do Prado, mãe da menina. “É a primeira vez que vamos a um passeio como este. Vai ser importante para a Isabelly ter um dia diferente e contato com outras pessoas.” Marcia só costuma sair com a filha para ir à escola ou à fisioterapia.

O Programa “Praia Acessível” é um serviço gratuito realizado pela Secretaria de Estado do Direito da Pessoa com Deficiência em parceria com a EMTU/SP e a Prefeitura do Guarujá. Interessados em participar devem entrar em contato com o pelos telefones (19) 3235-2024 (Campinas) e (11) 5021-3838/4224/4343 (São Paulo) ou pelos e-mails: marcoc@emtu.sp.gov.br e ademirm@emtu.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado