Mogi Guaçu e Mogi Mirim, cidades-irmãs cortadas pelo rio que serpenteia

Municípios foram rota dos Bandeirantes que se dirigiam ao interior do Brasil e tem origem indígena

sex, 17/05/2013 - 10h27 | Do Portal do Governo

Localizadas no entroncamento que liga a diversas regiões do Estado de São Paulo e também ao Sul de Minas Gerais, Mogi Mirim e Mogi Guaçu estão respectivamente a 150 e 160 quilômetros da capital paulista.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As cidades-irmãs possuem a mesma origem indígena, a distância entre as duas é de apenas 10 quilômetros, e foi rota dos bandeirantes que se dirigiam ao interior do Brasil. O nome das duas também tem a mesma origem indígena e tem como interpretação mais aceita “pequeno rio das cobras”, ou para alguns, “pequeno rio que serpenteia como cobra”.

Mogi Mirim

Apesar de ter uma vocação industrial e comercial, o município possui alguns locais de característica turística que chamam a atenção dos turistas e dos próprios moradores. Seu time de futebol Mogi Mirim Esporte Clube também é uma referência nacional pela bela atuação esportiva e por revelar craques como Rivaldo, ex-camisa 10 da seleção brasileira e conta com a população de 86 mil pessoas.

O município conta com um calendário repleto de atrativos culturais, como exposições no Salão Nobre do Centro Cultural, peças teatrais e eventos que acontecem durante o ano todo. Mogi Mirim sempre comemora seu aniversário no dia 22 de outubro. Não se pode esquecer também que grande parte da história de Mogi Mirim está em sua ferrovia.

A estação do município foi uma das primeiras da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que já serviu como terminal de ônibus urbanos, como sede da guarda Municipal e como sede do departamento de educação de Mogi Mirim.

Mogi Guaçu

O município vive em constante processo de transformação e já foi conhecido com a “Capital Cerâmica” do Brasil até meados dos anos 80, hoje se adapta à realidade dos tempos atuais. Ainda tem na indústria de peças automotivas, papel e celulose, alimentos e cerâmica, mas é forte na agricultura e está entre os maiores produtores de tomate e laranja do Brasil.

Sua população de cerca de 140 mil habitantes é trabalhadora e principalmente simpática e acolhedora. Na época do início da industrialização, nos anos 60, atraiu pessoas de todo o Brasil, o que lhe garante uma população heterogênea.

Cortada pelo Rio Mogi Guaçu, a cidade já teve como grande atrativo o peixe que era pescado até mesmo nas pontes da área central. Tanto que o mascote escolhido para representar a cidade foi o Mandi e um dos principais atrativos turísticos era o setor gastronômico, com os restaurantes com cardápios de peixes.

O município tem como ponto turístico o Parque da Cachoeira, banhado pela represa da PCH (Pequena Central Hidrelétrica). São também pontos de destaque a antiga Ponte de Ferro da extinta Companhia Mogiana, o Jardim dos Lagos, o Parque Chico Mendes, Parque Linear do Córrego dos Macacos, Àrea Verde do TG e Área Verde do Parque Cidade Nova e Centro Cultural, entre outras.

Do Portal do Governo do Estado