MIS recebe mostra sobre Sophia Loren

A exposição contará com 20 fotos da atriz em cenas memoráveis nas telonas.

qui, 13/09/2018 - 12h34 | Do Portal do Governo

De 18 de a 22 de setembro o MIS – Museu da Imagem e do Som, receberá uma mostra de filmes em homenagem a Sophia Loren, que completa 84 anos este mês. A retrospectiva, que faz parte da programação da 13ª edição do Festival de Cinema Italiano, relembra a trajetória da atriz, ícone do cinema clássico, com filmes e fotos de toda a sua carreira. A entrada é franca.

A abertura do evento contará com, além da exibição de Matrimônio à Italiana, de Vittorio de Sica, um dos marcos da trajetória de Sophia, o público ainda será contemplado com um bate-papo com um crítico italiano especializado em sua filmografia e o organizador do Festival, Nico Rossini, que trarão detalhes e curiosidades sobre sua história no cinema. A mostra conta ainda os clássicos Os Girassóis da Rússia, Ontem, Hoje e Amanhã, Um Dia Muito Especial, Sábado, Domingo e Segunda, Duas Mulheres e Duas Noites com Cleópatra. Completa a programação o filme A Pequena Órfã.

Sophia Loren ganhou fama internacional em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Duas mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e o New York Film Critics Circle Awards. Ela detém o recorde de David di Donatello Awards, com seis prêmios de Melhor Atriz, pelos filmes: Duas mulheres (1960); ontem, hoje e amanhã (1963); Matrimônio à italiana (1964); Os girassóis da Rússia (1970); A viagem (1974); e Um dia muito especial (1977).