MIS integra Google Cultural Institute com três exposições exclusivas

As exposições apresentam recortes temáticos do acervo MIS

sex, 17/08/2018 - 12h20 | Do Portal do Governo

O Google Cultural Institute é uma plataforma onde o Google faz parcerias com diversos museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. Veja abaixo as exposições em cartaz:

Confira as exposições em cartaz:

 

Cinema Paulista na década de 70

A exposição virtual contempla importantes peças sobre a história da produção cinematográfica na cidade de São Paulo entre os anos de 1968 e 1980. Dividida em cinco eixos temáticos, trata, respectivamente, de diretores, filmes, cinema popular, cinema político e cinema independente de uma década importante da formação audiovisual, remanescente dos anos de chumbo da ditadura. Dentre os destaques está uma entrevista em vídeo com o diretor Rogério Sganzerla para o acervo do MIS em 1990; imagem dos atores José Dumont, Lima Duarte, Lilian Lemmertz e Norma Bengell em interpretações memoráveis; do diretor, produtor e ator Amácio Mazzaropi em cena e dos diretores Roberto Santos e João Batista de Andrade durante seus processos de filmagem. A produção em Super 8 é destacada com itens da coleção Abrão Berman, doada ao MIS pelo próprio cineasta em 1988, como a reprodução da capa de um de seus documentos, um folheto de divulgação do VII Super Festival Nacional do Filme Super 8 (1979), fotos do cineasta e de câmeras cinematográficas.

 

Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970

Esta mostra resgata uma das primeiras coleções do acervo do MIS, elaborada por dois estudantes, e mostra a profissão dos fotógrafos de rua em atividade no início dos anos 1970, os fotógrafos lambe-lambe.

 

A mulher na Revolução de 32

A mostra reúne fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. Os documentos revelam o papel da mulher no momento em que o Estado de São Paulo se rebelava contra o governo de Getúlio Vargas.

*As exposições são apenas virtuais, não estão em cartaz na sede do MIS.