‘Microbacias II’ beneficia associação da cidade de Novo Horizonte

Projeto entregou novos equipamentos que permitem aumentar a produtividade e a renda dos agricultores da região

sáb, 07/04/2018 - 16h19 | Do Portal do Governo

A Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Novo Horizonte, na região de São José do Rio Preto, foi beneficiada pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. A entidade recebeu packing house, caixas plásticas e maquinário para o processamento de vegetais.

Com os esses novos equipamentos, o trabalho será ampliado e poderá embalar até 24 bandejas por minuto. Nesta entrega, 35 famílias que produzem itens como cenoura, batata, milho, abóbora, entre outras variedades, foram contempladas. A ideia, portanto, é estender o fornecimento e, consequentemente, aumentar o número de clientes.

“Ficou bonito demais. A gente fica até com mais vontade de entregar nossa produção. Fica tudo mais sério e profissional, só vai trazer benefício para todos nós”, comemora a agricultora Aparecida Amaral.

Atualmente, a Associação é responsável por fornecer produtos à merenda escolar de Novo Horizonte, mas já tem perspectivas de chegar ao prato dos estudantes de São José do Rio Preto e Bauru. Com total de R$ 1,1 milhão de investimento, o projeto visa ampliar a variedade de produtos.

“Um empreendimento desse porte mostra o comprometimento e a garra dos associados. Este é o primeiro passo, o desafio agora é a gestão, conquistar novos mercados, participar dos editais de compras públicas”, afirma João Brunelli Junior, titular da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que executa o Microbacias II.

Pensando nisso, assim como outros investimentos do Governo do Estado no agronegócio, a economia local também será beneficiada. “Se isso é realizado hoje em Novo Horizonte é porque há a vontade do governador Geraldo Alckmin e do secretário Arnaldo Jardim, que privilegiaram este programa tão importante. Sem eles, nós não estaríamos inaugurando esse empreendimento”, disse o prefeito, Toshio Toyota.

Os agricultores paulistas que querem aumentar a quantidade e a qualidade da sua produção, podem contar com um financiamento de 70% do Estado para aprimorar os seus serviços. Neste período de atuação do projeto, estão sendo apoiadas 287 propostas de iniciativas de negócio.

“O Microbacias II é um sucesso, cumprido seus objetivos, descentralizando a atividade econômica, agregando valor à produção e gerando renda para o produtor em todo o Estado. Tem sido fantástico ver como as pessoas envolvidas no Projeto estão evoluindo e se desenvolvendo”, contempla o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.