Metrô reinstala monumento no bairro de Pinheiros

Obra tem 7 metros de altura e foi instalada no local em 1971

ter, 01/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Metrô concluiu na última quinta-feira, 27, a reinstalação do Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros em seu local de origem: a praça João Nassar, no Largo da Batata. A obra é uma das mais expressivas referências do bairro de Pinheiros. 

Por conta deste trabalho, os usuários que entram na Estação Faria Lima, além das milhares de pessoas que circulam diariamente pelo local, poderão admirar a obra que fica cerca de 30 metros distante do acesso à estação.

De autoria do escultor paulistano Luís Morrone (1906-1998), também autor do brasão de armas do Estado de São Paulo (além de criador de outras importantes estátuas e bustos expostos em locais públicos), o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros tem aproximadamente 7 metros de altura e foi instalado no local em 1971.

Cuidados com o patrimônio artístico da cidade

Em 2005, para dar continuidade às obras de construção da Estação Faria Lima, a peça foi retirada do local com acompanhamento do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e levada ao Canteiro Jaguaré da Linha 4, onde teve o granito e as partes metálicas limpos e recuperados.

A execução desses trabalhos ficou a cargo de um escritório especializado em restauro conservativo que, antes de iniciar a limpeza da obra, apresentou propostas para a reinserção do patrimônio histórico na paisagem cultural da cidade.

Do Metrô