Metrô promove oficina de origami na Estação Santa Cecília

Será nesta quarta-feira, 25, das 15h às 16h30

qua, 25/06/2008 - 14h00 | Do Portal do Governo

As comemorações do Centenário da Imigração Japonesa prosseguem no Metrô. Para celebrar a data, está prevista uma oficina de “origami” (dobraduras de papel) na estação Santa Cecília. A atividade, ministrada pela artista plástica Alzira Cattony, acontecerá nesta quarta-feira, 25, das 15 às 16h30.

Os participantes entrarão em contato com a arte milenar de dobrar papel, além de desenvolverem a paciência, a atenção e a coordenação motora. O origami auxilia no aprendizado da matemática e da música, melhora a atenção e ensina a importância de não se pular etapas, seja qual for a atividade desenvolvida.

Esta é a segunda oficina realizada na estação Santa Cecília do Metrô, e contará com a presença de alunos da Escola Estadual Arthur Guimarães. A primeira, também aberta ao público, aconteceu no último dia 18 de junho, dia oficial da Imigração Japonesa para o Brasil.

O repertório abrangerá peças utilizadas pelos samurais, como “kabuto” (capacete), “yakko” e “hakama” (vestimentas). A idéia é homenagear a comunidade japonesa não só pela própria arte do origami, mas também pelos samurais, que tiveram grande influência na cultura do país do Sol Nascente.

No mezanino da estação Santa Cecilia, o público poderá visitar ainda a exposição de trabalhos da artista Alzira Cattony, que mostra, por meio do origami, aspectos do sentimento e da alma do povo japonês. A exposição fica até o dia 1º de julho; e depois, será remanejada para a estação Jardim São Paulo do Metrô, na zona Norte.

Quinta-feira, 26, tem taikô e ninjutsu na estação Brás, da CPTM

Na quinta-feira, 26, às 17h30, o grupo de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e um grupo de praticantes da arte ninja (ninjutsu) da Genbukan Nenriki Dojo farãoapresentações no Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo)

C.C.