Memorial expõe obras do MAC USP

São 65 obras de artistas latino-americanos como Hélio Oiticica, Tarsila do Amaral, Ligia Clark, Lam, Jesús Rafael Soto e outros

seg, 24/09/2007 - 20h15 | Do Portal do Governo

MIRADA: Latino-americanos do MAC USP no Memorial é o nome da exposição que será aberta ao público no dia 5 de outubro na Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina. Como o nome diz, as obras vêm do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP. A curadoria é de Carmen Aranha com assistência de Evandro C. Nicolau.

São 65 obras de artistas tão variados quanto representativos da arte brasileira e latino-americana. Tarsila do Amaral, Nemesio Antúnez, Lygia Clark, Alfredo Volpi, Leonilson, Wilfredo Lam, Hélio Oiticica, Carlos Fajardo e Jesús Rafael Soto são alguns dos artistas cujas obras estarão expostas no Memorial.

A exposição desenha um percurso da arte latino-americana desde o modernismo até a atualidade. Proporciona ao público a oportunidade de ver exposto um conjunto relevante de obras e de artistas da coleção MAC USP. Mais que uma mostra cronológica ou histórico-cultural do continente, MIRADA situa-se como uma exposição de artes visuais.

Guiados pelo olhar, os visitantes podem se movimentar pela Galeria Marta Traba, construindo relações situadas no desdobramento de sua circularidade. Não se trata de levantar ou defender uma tese sobre a arte latino-americana, mas de oferecer uma edição de obras que localiza visualmente influências, rupturas, diálogos e temáticas do século XX.

Outras abordagens e escolhas poderiam ser elaboradas a partir do acervo do MAC. Esta é apenas uma delas. MIRADA desvela algo em comum que emerge das diferenças. Refere-se ao ato de ver. É palavra compartilhada nas línguas portuguesa e castelhana: uma observação pensada, um convite ao olhar.

Num primeiro momento, o conjunto simbólico da produção cultural refere-se à identidade. Posteriormente, entra em cena a vocação construtiva própria do continente e em seguida, uma dimensão política contestatória da estrutura de poder vigente.

Após a década de 1960, a arte toma inúmeros rumos. O crítico de arte Arthur Danto, ao descrever as novas questões da arte atual, diz que a partir dessa data, qualquer universalidade de juízos seria silenciada, ou confrontada, com os novos meios, processos, materiais e suportes presentes nas afirmações artísticas feitas depois dessa época. 

Serviço:

Mirada: Latino-americanos do MAC USP no Memorial
De 5 de outubro a 20 de novembro de 2007
De terça a domingo, das 9h ás 18h
Memorial da América Latina
Galeria Marta Traba – portões 1 e 4
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca
Telefone: (11) 3823-4600
Visite nosso site: www.memorial.sp.gov.br

Da Assessoria de comunicação do Memorial da América Latina

(C.C.)