MCB sedia o lançamento do livro ‘São Paulo e Suas Casas’

Publicação é derivada do projeto Prédios de São Paulo e apresenta moradias desde o século 17 até o 21; entrada é gratuita

seg, 10/06/2019 - 13h09 | Do Portal do Governo

No próximo sábado (15), a partir das 14h, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, sediará o lançamento do livro “São Paulo e Suas Casas”, com entrada gratuita.

A publicação é de autoria de Matteo Gavazzi, designer italiano e apaixonado por arquitetura, e dos profissionais Camila Raghi, Milena Leonel, Octavio Pontedura, Rafael Sorrigotto, Carolina Mossin, Emiliano Hagge e Marcello Orsi.

Conteúdo

Derivada do projeto Prédios de São Paulo, na publicação, a equipe mapeou casas construídas entre os séculos 17 e 21 e, assim, trouxe histórias que, cronologicamente, acompanham o desenvolvimento da cidade. Entre as moradias fotografadas estão antigas casas do centro, vilas operárias, palacetes, ícones modernistas e moradias contemporâneas.

“A iniciativa é fruto do trabalho em equipe feito por um coletivo extraordinário de apaixonados por São Paulo – incluindo arquitetos e guardiões dessas residências, e da contribuição que recebemos dos apoiadores da campanha de financiamento coletivo, para que o livro pudesse virar realidade”, revela Matteo Gavazzi.

“O livro se insere na reflexão que o museu faz sobre as questões do morar brasileiro e sobre a importância da preservação dos marcos da memória da construção do desenho atual da cidade”, salienta Miriam Lerner, diretora-geral do MCB.

Lançado pela GAPS Editora, o livro de capa dura tem 300 páginas, em formato 22 X 21 cm, com fotografias, histórias, curiosidades e plantas baixas técnicas de algumas residências. O prefácio foi escrito pela historiadora Rosa Artigas.

Museu

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do Brasil especializado em arquitetura e design.

A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

Entre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Lançamento do livro “São Paulo e Suas Casas”
Data: 15 de junho de 2019 (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Entrada gratuita

VISITAÇÃO
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito nos fins de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026-3913
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – SP
Tel.: (11) 3032-3727
www.mcb.org.br