Mais de R$ 1,5 bilhão foram enviados às 70 Estâncias do Estado

Por meio do DADETUR, investimentos movimentam economia dos municípios que oferecem serviços direcionados ao turismo

sex, 30/03/2018 - 14h14 | Do Portal do Governo

São Paulo recebe mais de 50 milhões de turistas por ano. O setor é de grande importância para a economia estadual e, sobretudo, para milhões de famílias que vivem da atividade. Sendo assim, o Governo do Estado concedeu o título de Estâncias a municípios que possuem infraestrutura e serviços direcionados ao turismo.

De acordo com a legislação específica e os pré-requisitos necessários, 70 cidades tiveram a classificação e podem ser destacadas como Turísticas, Climáticas e Hidrominerais. Além delas, no ano passado, o Governo criou os Municípios de Interesse Turístico (MITs), promovendo da mesma forma o incentivo ao setor dentro do território.

Diante disso, foram investidos mais de R$ 1,5 bilhão para infraestrutura locais. Através do  Fundo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), o Estado desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu Tesouro às estâncias e, agora, aos MITs. O objetivo é realizar a reestruturação de áreas turísticas, revitalização de áreas públicas, recuperação de pontos turísticos, entre outros itens.

“O turismo irriga a economia e esses investimentos são para fomentar o turismo e melhorar os serviços públicos dos nossos municípios”, explica o governador Geraldo Alckmin.

O setor foi responsável por 10% de toda a arrecadação estadual e está trazendo cada vez mais oportunidades de renda para diversas atividades dos municípios. Por isso, o auxílio financeiro às Prefeituras dessas 70 cidades coloca São Paulo na vanguarda do turismo nacional.

“Os números do turismo no Estado de São Paulo são impressionantes, uma vez que movimentam até 56 setores da economia. Ele é o único estado da federação com políticas públicas voltadas à atividade turística. Isto porque o governo paulista acredita que é um vetor de desenvolvimento social e econômico”, contempla o secretário de Estado de Turismo, Fabrício Cobra.

Mais de 40 milhões de pessoas viajam dentro do território. Deste número, a grande maioria é composta pelos próprios paulistas, que se locomovem por conta de trabalho, lazer, estudo, entre tantos outros motivos.