Ligações ao Disk-Aids crescem 25% depois do Carnaval

Levantamento indica que serviço recebe 500 ligações nos 30 dias após a folia

qua, 23/01/2008 - 21h03 | Do Portal do Governo

Após o Carnaval, aumentam as dúvidas dos brasileiros sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis. É o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados do Programa Estadual de DST/Aids, ligado à pasta.

Segundo o estudo, a média de 400 ligações recebidas mensalmente pelo Disk-Aids, serviço gratuito de orientação mantido pela Secretaria, sobe para cerca de 500 nos 30 dias subseqüentes ao período de folia, um acréscimo de 25%. Esta situação foi verificada principalmente nos últimos dois anos.

“Durante o Carnaval há pessoas que se expõem a situações de risco e outras que, mesmo tomando as medidas de prevenção, podem se sentir inseguras em relação à transmissão de Aids e outras doenças transmitidas por contato sexual ou uso de drogas”, afirma o coordenador-adjunto do Programa Estadual de DST/Aids, Artur Kalichman.

Das 4,4 mil dúvidas recebidas em 2007, 14,3% foram em relação aos locais disponíveis para a realização do teste anti-HIV. Outros 3,3% eram relacionados a formas de transmissão de doenças, 9,3% sobre HPV (papilomavírus humano), 8,5% sobre janela imunológica e 9,2% sobre sexo oral.

Do total de chamadas recebidas pelo serviço no ano passado, 60,5% foram de pessoas do sexo masculino. As pessoas solteiras são a maioria dos que ligam para tirar dúvidas, representando 54,3% do total. As pessoas com parceiros sexuais fixos realizaram 40,4% das ligações. Outros 23,7% possuem parceria eventual e 19,7% afirmaram ter parceiros fixos e casuais.

A faixa etária principal dos que ligam para o Disk-DST/Aids é de 20 a 29 anos, representando 43,4% dos atendimentos, seguida pela faixa de 30 a 39 anos, com 27,9%. Somente 3,7% das chamadas foram feitas por pessoas acima de 50 anos.

É importante que todas as pessoas com vida sexual ativa procurem tirar suas dúvidas, sem qualquer vergonha ou receio, para não correr riscos.

O Disk-Aids preserva a identidade dos usuários e conta com profissionais capacitados para esclarecer a população”, diz Kalichman.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo 0800-162-550. A ligação é gratuita.

Da Secretaria da Saúde