Justiça realiza fórum sobre tráfico de pessoas em Guarulhos

Evento já percorreu seis importantes cidades paulistas

qui, 18/10/2007 - 19h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania dá continuidade à série de fóruns regionais de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, em Guarulhos, região metropolitana, na próxima de terça-feira, 23. As atividades já percorreram seis importantes cidades paulistas para conscientização sobre a prática criminosa e a coleta de propostas regionais para a formação do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos.

Além de Guarulhos, outros municípios que contribuirão para a formação da política pública estadual são: Arujá, Atibaia, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes e Suzano.As atividades são coordenadas por especialistas do Escritório Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos e acontecerão em dois momentos. Na parte da manhã a oficina regional é dirigida, principalmente, a operadores da cadeia produtiva do turismo e áreas correlatas, onde serão apresentados aspectos do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho escravo e comércio de órgãos, a fim de alertar esses profissionais para a prevenção da prática criminosa.

Durante a tarde, um público mais amplo será convidado a debater a problemática e formar grupos de trabalho responsáveis por elaborar propostas a partir do conhecimento da realidade local, para o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos. Dentre os participantes estão: gestores públicos municipais, membros da sociedade civil organizada e conselhos de cidadania, além de estudantes e público em geral interessado em contribuir com a construção da política pública estadual. Posteriormente, os representantes da Secretaria da Justiça voltarão à cidade para reunir as sugestões formuladas.

O calendário dos fóruns regionais sobre tráfico de seres humanos prevê a realização dos trabalhos nas cidades de Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Barretos e Santos.

Serviço:

Fórum regional de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas em Guarulhos

Data: 23 de outubro

Horário: 9h30 (operadores do turismo) e 14 horas (gestores públicos e sociedade civil)

Local: Auditório das Faculdades Integradas Torricelli. Rua do Rosário, 300 – Centro.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)