Jovens surdos participam de discussão sobre direitos sociais

Durante quatro dias discutirão diversos temas

qua, 16/07/2008 - 14h52 | Do Portal do Governo

Engana-se quem pensa que os 111 jovens reunidos, a partir de hoje e até o dia 20 em um auditório no centro de São Paulo, têm pouco a dizer. Mesmo precisando usar as mãos para se comunicar, esses garotos e garotas, homens e mulheres, selecionados por sua atuação como líderes em suas comunidades para participar do I Encontro Nacional de Jovens Surdos, chegam à capital paulista decididos a unirem suas vozes e divulgarem a demanda de 612.687 brasileiros e brasileiras entre 15 e 29 anos de idade que diferem do resto de seus pares apenas por não poderem usar os ouvidos para escutar.

Realizado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), com o apoio da Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude, órgão ligado à Secretaria de Relações Institucionais, e da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o encontro tem por objetivo expandir a rede nacional de ativistas que lutam pela inclusão dos surdos e surdas em todos os aspectos da sociedade.

Metas e estratégias – A Coordenadoria Estadual de Juventude abraçou a idéia em março. Segundo Mariana Montoro Jens, coordenadora do órgão, não se pode negar a importância de manter a perspectiva geral sobre o pleno desenvolvimento da juventude do Brasil. “Mas ações como essa, articuladas e bem fundamentadas visando especificamente uma parcela da população com necessidades tão particulares, representam a espinha dorsal de políticas públicas amplas e eficazes”, explica ela.

Durante os quatro dias e meio em que estarão reunidos, os jovens participarão de palestras e debates sobre políticas públicas, cultura surda, orientação sexual, empreendedorismo, evolução da história da comunidade surda brasileira, entre outros temas. O presidente da filial da Feneis em São Paulo, Neivaldo Zovico, que falará sobre a acessibilidade de comunicação, explica que os temas foram escolhidos a dedo para formar, da maneira mais completa possível, os participantes, e promover o debate que, no final do encontro, resultará em um documento com propostas, metas e estratégias para o movimento juvenil surdo do País.

No início de julho, o Senado Federal ratificou a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos das pessoas com deficiência. A inclusão dos surdos – que, no Estado de São Paulo, representam um contingente de 480 mil pessoas – será discutida com base nessa convenção da ONU.

Da Coordenadoria Estadual de Juventude

(M.C.)