Jovem assentado se destaca como músico

Valentim da Viola toca Hino Nacional durante evento

qui, 05/07/2007 - 20h45 | Do Portal do Governo

A habilidade e a sensibilidade de tocar viola estão fazendo do jovem filho de assentados, Valentim Marchiori, de apenas 21 anos, uma das grandes promessas da música sertaneja na região de Andradina. Residente no assentamento Timboré, atendido pela Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o já nomeado Valentim da Viola está no lançamento do seu primeiro CD e faz apresentações em diversos eventos.

Sua presença entoando o Hino Nacional em solenidades promovidas pelas Prefeituras e Câmaras da região já se torna constante. Em sua visita ao assentamento, no dia 19 de junho, o diretor-executivo do Itesp, Gustavo Ungaro se encantou com a habilidade do garoto. “É um jovem que merece reconhecimento e que certamente fará sucesso porque é muito bom no que faz”, destacou Ungaro, que foi presenteado com um CD.

Segundo Valentim, o gosto pela música surgiu com as festas de família. Ele conta que ao ver o pai e os tios tocarem e cantarem enxergou nas canções sertanejas a história da sua vida e resolveu aprender. As primeiras notas na viola aprendeu sozinho, apenas por prestar atenção quando outros tocavam. A atração pelas melodias o fez procurar o maestro João Wesley, responsável pelo Conservatório Musical em Andradina, e a partir das aulas Valentim se aprimorou.

Sua performance já lhe rendeu uma vaga na Orquestra de Violeiros Nego Viana, com sede em Andradina, e o transformou em professor de música no Projeto Guri, em Castilho, onde dá aula para 30 adolescentes. “Procuro passar para meus alunos a mesma paixão que tenho pela música”, disse Valentim. “Quanto à minha carreira, venho trabalhando muito para encontrar o meu espaço e graças a Deus até agora tudo está se encaminhando da melhor maneira possível”, finalizou. 

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania