IPT celebra 120 anos de fundação com solenidade e concerto na USP

Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (26), no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo

sex, 28/06/2019 - 19h36 | Do Portal do Governo

Um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) marcou a solenidade que comemorou os 120 anos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (26), no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

“Desde a criação, o IPT acompanhou o crescimento não só do território paulista, mas do Brasil. Agora, o nosso desafio é remodelar o instituto para nos inserirmos no cenário de inovação. Continuaremos atendendo às necessidades do Governo, crescendo no desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços, mas começaremos também a fomentar ambientes de inovação”, salientou o diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, na abertura do evento.

Origem

O reitor da USP, Vahan Agopyan, que foi o presidente do IPT entre os anos de 2006 e 2008, reforçou a ligação do instituto com a universidade desde a sua origem, em 1899, como um laboratório ligado à Escola Politécnica.

“Desde o começo, o IPT sempre atendeu às demandas do nosso Estado. Nas décadas de 1970 e 1980, o instituto se tornou um braço para a adequação e o desenvolvimento da indústria brasileira. Tenho a certeza de que o IPT continuará a ser um suporte imprescindível para o desenvolvimento industrial e econômico do nosso Estado”, afirmou o reitor.

“Diante dos desafios que enfrentamos nos dias de hoje, considero que o único caminho é por meio da ciência, da inovação e da tecnologia. Só assim conseguiremos ser protagonistas dessa história no Brasil e no mundo, e também resolver a dívida histórica que temos com a sociedade”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva.

“O IPT dá suporte às diversas emergências que a Defesa Civil atende no Estado, tanto preventivas quanto de respostas. Dependemos de uma assessoria técnica. Vejo aqui vários companheiros que, naqueles momentos em que a ajuda é mais necessária, em que precisávamos de um parecer, estavam presentes, até mesmo nas madrugadas. Nossa palavra é de gratidão”, agradeceu o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Jr.

Apoio

Criado em 1899, pelo engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, o Gabinete de Resistência dos Materiais surgiu como um laboratório anexo da Escola Politécnica. Ao longo de 120 anos de existência, o IPT esteve presente em várias etapas de desenvolvimento nacional, tendo participação importante tanto nas épocas críticas de nossa história, como a Revolução de 1932 e a Segunda Guerra Mundial.

Combinando tradição e inovação, o instituto é reconhecido nos meios técnicos nacionais e internacionais por responder às demandas tecnológicas da sociedade e do setor produtivo, focando seus negócios em áreas de convergência entre as competências e as prioridades dos setores público e privado.