IPEM oferece treinamento para equipes do Rio Grande do Norte

Entidade paulista cedeu conhecimento teórico e prático ao governo potiguar para ajudar no combate a fraudes em bombas de combustíveis

sex, 11/05/2018 - 21h14 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
IPEM-SP, órgão delegado do Inmetro, executa serviços de verificação, fiscalização e proteção do cidadão em suas relações de consumo

Com o intuito de evitar fraudes em bombas de combustíveis, a Superintendência do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) foi convidada para ministrar um treinamento no IPEM de Rio Grande Norte. A ideia é oferecer conhecimento teórico e prático com base nas medidas desenvolvidas no território paulista.

O encontro, que teve início no último dia 07, terminou nesta sexta-feira (11) e reuniu tanto equipes potiguares como equipes paraibanas. A parte teórica aconteceu na sede do IPEM-RN e a prática, por meio de blitz em postos de combustíveis, foi realizada na região metropolitana de Natal.

“Estamos auxiliando os demais institutos de pesos e medidas do país no combate às fraudes em bombas de combustíveis, dando apoio, compartilhando o conhecimento dos nossos técnicos, aqui do Estado de São Paulo, devido ao fato de sermos referência na Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro”, explica o superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho.

O IPEM-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, já ministrou o treinamento para as equipes dos órgãos que compõem a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ) do Inmetro, nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima.

IPEM-SP

O IPEM-SP é um órgão delegado do Inmetro composta por uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos. A finalidade é realizar diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

Além disso, é seu papel proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.