Ipaussu recebe mais 55 casas da Secretaria de Estado da Habitação

As casas foram edificadas pelos próprios moradores em regime de mutirão; o prazo para quitar o imóvel é de 25 anos

qua, 15/08/2007 - 19h20 | Do Portal do Governo

A cidade de Ipaussu, na região Sudoeste do Estado, às margens do Rio Paranapanema, recebe neste sábado mais 55 casas que foram construídas pela Secretaria da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O evento de entrega de chaves será às 11 horas, no próprio empreendimento Parque Residencial Cônego Nazareno, localizado ao lado da Rodovia João Batista Cabral Rennó.

Esta é a quarta fase da entrega do conjunto Cônego Nazareno, que leva esse nome em homenagem a um padre que viveu muito tempo no município. No total, o empreendimento contará com 241 unidades, sendo que 180 foram entregues entre 2005 e 2006 e outras seis estão em fase final de conclusão. O investimento na construção das 55 unidades foi de R$ 750,3 mil. Em todo o empreendimento, a CDHU investirá cerca de R$ 3, 2 milhões.

O prefeito de Ipaussu, Paulo Sérgio Corrêa Leite, o Cruca, está feliz com a finalização de mais uma etapa da entrega do conjunto. “O sonho das famílias poderem morar em sua própria casa foi alcançado. As prestações são bem baixas e os beneficiados não pagarão mais aluguel”, declarou.  Cruca ressaltou ainda que esse é o primeiro conjunto entregue pela CDHU em Ipaussu com pavimentação asfáltica e infra-estrutura (água, esgoto e energia elétrica).

As casas que estão sendo entregues aos novos mutuários possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 43,18 m² de área construída. O projeto permite a ampliação para até quatro dormitórios. Elas foram erguidas por intermédio do programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), realizado pela CDHU em parceria com os municípios. A CDHU repassa os recursos às prefeituras para a compra de cestas de material de construção e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. As prefeituras doam o terreno e administra as obras, que são realizadas pelos futuros moradores em regime de autoconstrução.

No Habiteto, os imóveis são destinados prioritariamente às famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos. Elas têm que residir ou trabalhar no município no mínimo há três anos, não possuir nenhum imóvel na cidade, Estado ou País, e também não podem dispor de financiamento habitacional. Os contemplados têm prazo de 25 anos para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda. Em Ipaussu, 98,02% das famílias que receberão as chaves da casa própria neste sábado se enquadram nessa faixa de rendimentos.

Esse não é o primeiro investimento da CDHU em Ipaussu. A cidade já foi beneficiada com outras 185 casas que foram entregues desde 1995. Na região Administrativa de Marília, na qual faz parte o município, no mesmo período, 11.835 famílias foram beneficiadas com moradias. Mais 2.910 estão em construção.

A Secretaria da Habitação e a CDHU possuem diversos programas em execução no Estado, além do Autoconstrução, que estão dentro do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Moradias Quilombolas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural e Crédito Habitacional.

Por meio deles, 258.237 famílias foram atendidas com unidades habitacionais e obras de urbanização, de 1995 até hoje. Agora, estão em execução obras que beneficiarão outras 67.192 famílias. Com isso, o Governo de São Paulo está reduzindo o déficit habitacional e criando mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)