Instituto do Coração amplia unidade infantil

Inauguração dobra capacidade de realização de cirurgias cardíacas em crianças, que podem chegar a 1.200 por ano

seg, 10/12/2007 - 13h13 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h39

Uma referência mundial em cardiologia pediátrica, a ala infantil do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas de São Paulo, foi ampliada e modernizada. A nova Unidade de Internação Infantil do InCor foi entregue nesta segunda-feira, 10, pelo governador José Serra e conta com 70 leitos, sendo 27 de UTI.

Depois de uma reforma que durou dois anos, a unidade centralizou e melhorou as instalações, modernizou os equipamentos e vai ampliar o atendimento. Com investimento de R$ 5 milhões do Fundo Nacional de Saúde e R$ 1,6 milhão do governo do estado, a Unidade de Internação Infantil conta com seis leitos de UTI neonatal, 21 de UTI pediátrica e 43 de internação.

“São 18 leitos de UTI a mais que viemos inaugurar aqui no Incor. Isso vai permitir  duplicar o número de cirurgias. Essas cirurgias do coração são mais delicadas e mais caras porque as crianças exigem atenção especial”, afirmou o governador José Serra no final da manhã de hoje.

O governador disse ainda que se trata de uma unidade cara, mas que vale o investimento. Segundo ele, investir em saúde é a prioridade do governo, assim como a descentralização do atendimento. “Queremos ter, do ponto de vista geográfico, atendimento mais acessível para as pessoas em São Paulo, de modo que elas não precisem fazer grandes deslocamentos, que, às vezes, são uma barreira intransponível, especialmente para as famílias de condições mais modestas”, completou Serra.

O secretário estadual de Súde, Luiz Roberto Barradas Barata, ressaltou que o governo do estado vem investindo para ampliar o atendimento às crianças na cidade de São Paulo. “Com a nova unidade do InCor os pequenos paulistas ganham atendimento de última geração”, afirma Barradas Barata.

As UTIs neonatal e pediátrica tiveram o número de leitos aumentado em mais de 250%, passando de 10 leitos para 27 e a Unidade ficará centralizada em um único andar, o que facilita o atendimento. No total, o número de leitos passou de 40 para 70, um aumento de 80%.

Com esse investimento, o número de cirurgias cardíacas vai ter um acréscimo de 100%, podendo chegar a 1.200 por ano. Para o médico Miguel Barbero, chefe da cirurgia cardíaca pediátrica do Incor, essa unidade tem a qualidade dos melhores centros do exterior. “Poucos lugares do mundo têm uma área para cirurgia cardíaca infantil como essa do HC”, afirmou.

Manoel Schlindwein com Secretaria da Saúde

(I.P.)