Instituto Butantan debate comunicação e ciência

Instituição realiza sua IX Reunião Científica Anual; inscrições vão até o dia 30 e tem vagas limitadas

qua, 21/11/2007 - 11h04 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, realiza entre os dias 05 e 07 de dezembro, a partir das 9h, a IX Reunião Cientifica Anual. O encontro vai debater os limites entre  comunicação e  ciência, o papel da difusão científica e as formas de difusão de conhecimento  no século XXI .

Entre os convidados figuram personalidades experientes em trabalhar no limite entre comunicação e ciência, como o médico Drauzio Varela e o jornalista Ricardo Zorzetto, editor da revista Pesquisa Fapesp. Também participarão do evento pesquisadores do Instituto Butantan e de diversas instituições, como Ildeu de Castro Moreira, do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Glória Kreinz, do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP).

No dia 5 de dezembro o seminário será “A divulgação científica como retorno à Sociedade de investimentos públicos em pesquisa”, no dia 6, “Divulgação e popularização da ciência” e no dia 7, “Divulgação científica: do laboratório para a sociedade”. 

Serão discutidos temas como a necessidade de transformar a linguagem cientifica em algo mais amigável para a sociedade, os desafios e as possibilidades de divulgação existentes neste segmento, o impacto causado à sociedade pela utilização dos meios de comunicação de massa e sua repercussão pública, o jornalismo científico frente às políticas cientificas e tecnológicas e a avaliação e as perspectivas do Brasil na área.

Além dos seminários, haverá painéis e a apresentação dos vencedores do prêmio Jovem Cientista, para o melhor trabalho de iniciação cientifica, mestrado e doutorado realizados no Instituto Butantan.

O evento será realizado no Auditório do Museu Biológico, localizado na Avenida Vital Brazil, nº 1.500. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas vão até 30 de novembro

Para se inscrever basta preencher a ficha no link:

http://www.butantan.gov.br/reuniao/ficha_inscricoes2.doc

E encaminhar para o e-mail: reuniaoanual@butantan.gov.br

Mais informações no site: http://www.butantan.gov.br ou

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)