Inscrições para o Vestibulinho das Etecs vão até 14 de maio

Estudantes podem se inscrever exclusivamente pela internet; são 53.716 vagas para o ensino técnico

dom, 26/04/2015 - 19h08 | Do Portal do Governo

As inscrições do processo seletivo das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) para o segundo semestre de 2015 vão até 14 de maio. O Vestibulinho oferece 53.716 vagas para o ensino técnico. Os interessados podem se inscrever exclusivamente online. O exame será no dia 14 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 44.829 são destinadas a 212 Etecs e a 91 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.675 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Por meio do convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital, são oferecidas 7.587 vagas para cursos técnicos em 103 escolas estaduais e 1.300 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Inscrições

Para se inscrever, o aluno precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato está disponível para download no site do Vestibulinho.

Novidades

Três cursos técnicos (Administração, Comércio e Secretariado) passam a ser oferecidos na modalidade online. No momento da inscrição, o candidato deve escolher entre as 26 Etecs credenciadas como polos de educação à distância (EaD), para atender às demandas regionais no Estado. As unidades estão localizadas nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Assis, Atibaia, Barretos, Botucatu, Campinas (Etec Bento Quirino), Caraguatatuba, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ilha Solteira, Itararé, Jaú (Etec Prof. Urias Ferreira), Marília, Matão, Mococa (Etec Francisco Garcia), Mogi das Cruzes, Peruíbe, Presidente Prudente (Etec Prof. Adolpho Arruda Mello), Registro, São Paulo (Etecs Martin Luther King e Zona Sul), São Vicente, Sorocaba (Etec Rubens de Faria e Souza) e Taubaté.

O curso técnico de Informática na modalidade semipresencial, nas Etecs Itararé, Itaquaquecetuba, Poá, Parque Belém (capital) e Fernando Prestes (Sorocaba), também é novidade este ano. Outra nova opção é o curso de especialização técnica de Composição e Arranjo na Etec de Artes (capital). 

As informações completas podem ser obtidas no site do Vestibulinho Etec.

Do Portal do Governo do Estado