Inscrições abertas para evento sobre qualidade do pescado

Capital paulista receberá, entre os dias 9 e 11 de outubro, seminário que terá participação de especialista mexicano

seg, 25/06/2018 - 14h38 | Do Portal do Governo

Entre 9 e 11 de outubro, o Parque da Água Branca, na capital paulista, sediará o painel “Desafios e oportunidades da agroindústria do pescado”, durante o VIII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (Simcope). O evento é uma realização da Unidade Laboratorial de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

O evento contará com a participação do pesquisador Juan Carlos Ramírez Suárez, do Centro de Pesquisa em Alimentação e Desenvolvimento, vinculado ao Governo do México. O pesquisador apresentará o caso de uma salsicha desenvolvida a partir do músculo da lula gigante Dosidicus gigas, espécie subutilizada na sua região de origem, de baixo custo e rica em proteína de alta qualidade.

O novo item ganhou o nome de “Aquazul”. Desde janeiro de 2017, o produto é comercializado por empresários do Estado mexicano de Sonora, com relatos de boa aceitação pelos clientes.

“Segundo estatísticas, no México, os produtos cárneos e salsichas são altamente consumidos pela população, gerando uma receita anual significativa para a indústria alimentícia. No Brasil, esse mesmo segmento tem expectativa de crescimento anual de 6,6%”, explica Juan Carlos Ramírez Suárez.

Produção

Na avaliação da coordenadora do simpósio, Érika Fabiane Furlan, também pesquisadora do IP, experiências como a do produto mexicano mostram que o trabalho com espécies de pescado subutilizadas e com volume de produção significativo representam uma alternativa para a introdução no mercado de novos produtos.

“As oportunidades de desenvolvimento de novos itens é uma das linhas de debate que propomos na 8ª edição do Simcope. Pretendemos abordar oportunidades de mercado disponíveis e discutir os desafios da agroindústria do pescado”, enfatiza a pesquisadora.

Vale destacar que as inscrições podem ser feitas pelo site do evento. Os interessados em apresentar trabalhos científicos durante o simpósio, na forma de resumo simples, devem ler o regulamento e realizar a submissão do trabalho até 29 de julho, na “Área do Participante”.