Inscreva-se na 1ª “Maratona da Qualificação” do Via Rápida Emprego

Durante um mês, unidades móveis oferecerão 21 cursos para 750 pessoas nos municípios de Barretos, Marília, Itanhaém e Praia Grande

sex, 26/02/2016 - 16h05 | Do Portal do Governo

Está em busca de uma requalificação profissional? No mês de março, acontece a 1ª etapa da “Maratona da Qualificação” do Via Rápida Emprego, programa estadual de capacitação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Durante um mês, unidades móveis oferecerão 21 cursos para 750 pessoas nos municípios de Barretos, Marília, Itanhaém e Praia Grande. As aulas envolvem conhecimentos específicos e serão ministradas por profissionais do Centro Paula Souza.

Na 2ª etapa, prevista a partir de abril, será a vez das cidades de Cesário Lange, Itapevi, Guarulhos e Taubaté receber a ação que capacitará mais de 810 pessoas em 24 modalidades.

Como participar
As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego devem ser realizadas pelo site do programa. Os documentos necessários são RG e CPF. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados ou mulheres arrimo de família, têm prioridade.

Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Estado de Governo, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. 

Sobre os cursos
As 29 carretas do Via Rápida oferecem mais de 60 opções de cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de confecção industrial, imagem pessoal, indústria, manutenção automotiva, hospitalidade, produção alimentícia, confecção artesanal, panificação e açougue, manutenção de motos, instrumentação-petróleo e gás, automação industrial, refrigeração e climatização, comandos hidráulicos e pneumáticos, metrologia e soldagem.

Os veículos possuem área interna 60 m² a 80m² e  são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de modalidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma. As aulas têm duração de 60 a 100 horas e são realizadas de segunda a sexta, em três períodos.

Do Portal do Governo do Estado