Iniciativa da CDHU possibilita o exercício da cidadania pelos jovens

Por meio do esporte, projeto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano já beneficiou mais de 1,4 mil pessoas

seg, 14/01/2019 - 11h58 | Do Portal do Governo

Desde 2012, o programa CDHU – Esporte, Lazer e Cidadania promove a inclusão de crianças e adolescentes que moram nos conjuntos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. A iniciativa possibilita o exercício da cidadania por meio da prática esportiva.

O projeto já beneficiou mais de 1,4 mil jovens, por meio de festivais, campeonatos, torneios, gincanas recreativas e esportivas. Em 2016 e 2017, diversas atividades foram realizadas nas cidades de Cubatão, Lavrinhas, Guaratinguetá, Sorocaba, Batatais, São José do Rio Preto, Américo Brasiliense, Pedro de Toledo, Itapetininga, Cenário Lange e São Paulo.

Vale destacar que as escolinhas de futsal e futebol de campo, por exemplo, atenderam mais de 600 crianças e adolescentes que residem nas moradias da CDHU e no entorno. Cidadãos entre 5 e 17 anos, residentes nos conjuntos habitacionais atendidos pela CDHU, podem participar.

Referências

Uma das missões da ação está a importância da inclusão social por meio do esporte, o que cria referências para os participantes. “A valorização do esporte no Brasil e no mundo também é disseminada com as modalidades envolvidas”, ressalta Gilvan Medeiros, coordenador do projeto. “Oferecer mais saúde, equilíbrio físico, motor e psicológico também estão entre os objetivos”, acrescenta.

De acordo com os envolvidos na ação, o trabalho democratiza a prática esportiva e de lazer, além de provocar mudanças comportamentais na rotina de crianças e dos adolescentes. “A qualidade de vida do meu filho melhorou muito depois do projeto esportivo. Sinto que ele está muito mais disposto no cotidiano, revela João Oswaldo Batista, morador de um conjunto habitacional da CDHU em Sorocaba, no interior paulista.

“Os interessados em participar podem ter acessos às modalidades futsal, futebol, voleibol, basquetebol, handebol, xadrez e artes marciais”, explica Maristela Valenciano, gerente de Ação Institucional Integrada da CDHU.

“A relação dos moradores melhorou muito. Levamos nossos filhos para a quadra e ficamos mais próximos dos outros pais”, salienta Maria Teresa Silva, manicure e moradora da uma unidade da CDHU de Sorocaba.