Projeto da CDHU auxilia na formação musical de jovens de Guarulhos

Mais de 350 crianças e adolescentes passaram pelas atividades, como cursos gratuitos de violoncelo, violino e canto em coral

qui, 06/12/2018 - 13h47 | Do Portal do Governo

Vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) promove diversas ações sociais. Uma delas envolve o oferecimento de cursos gratuitos de violoncelo, violino e canto em coral, por meio do Projeto Música no Pimentas, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ao todo, mais de 350 crianças e adolescentes já passaram pelas atividades, que incluem aulas práticas e teóricas para jovens e crianças da região, entre oito e 18 anos de idade. Vale destacar que a iniciativa já ocorre há quatro anos.

Os cursos são divididos em dois módulos, com duração de um semestre cada, na Escola Estadual Rafael Rodrigues Filho, localizada no bairro dos Pimentas. As aulas são ministradas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h30.

Satisfação

Segundo o maestro Henrique Muller, coordenador do Projeto Música no Pimentas, a participação dos jovens no projeto é um motivo de orgulho. “Diversos participantes nunca tiveram contato com o ambiente musical, mas já tocam, em um trimestre. Muitos querem viver como instrumentistas profissionais”, avalia.

A ação apresenta frutos animadores. Os violinos são companheiros na trajetória de Ester Santos, de 13 anos. Ela, que já executou as músicas em instrumentos de tamanhos variados, cogita seguir a carreira musical. “Pretendo atuar com musicista profissional, na Marinha do Brasil. Tenho a intenção de tocar nos Estados unidos e na França”, releva a aluna.

Estudante do Ensino Médio, Lauane Cristina tinha a intenção de ser veterinária, porém as aulas de violino e de canto mudaram as aspirações da jovem. “Tenho vontade de viver no México e seguir carreira no exterior”, revela a garota, de 15 anos.

“Vivi quatro anos no Japão, com meus pais e adorei. Quero ser escritora e morar no Canadá”, diz a aluna Júlia Yumi, de 12 anos, que também integra o projeto e afirma que a música não ficará de lado na vida dela. Há seis meses, uma visita dos professores da Orquestra dos Pimentas à escola onde estuda despertou o interesse da jovem pelo violino. “Tenho aulas de luta e quero fazer cursos de desenho, mas continuarei a tocar”, acrescenta.