Imprensa Oficial lança livro com textos do dramaturgo Bosco Brasil

Lançamento acontece nesta quinta-feira, 10, na capital

qua, 09/01/2008 - 15h52 | Do Portal do Governo

Bosco Brasil é conhecido como um dos mais importantes representantes da renovação da dramaturgia brasileira dos anos 90. Nesta quinta-feira, 10, será lançado um livro que reúne dois textos de sua autoria, “Cheiro de Chuva” e “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, e faz parte da Coleção Palco Sur Scène, uma co-edição da Imprensa Oficial do Estado, Aliança Francesa e Consulado Geral da França em São Paulo.

O evento começa às 21 horas, no Centro Cultural São Paulo – na Rua Vergueiro, 1000, Paraíso –, com a encenação de Cheiro de Chuva, e prossegue no Hotel George V – Rua Pedroso Alvarenga 610, Itaim –, com o lançamento, a partir das 22h30.

Basta a leitura das primeiras réplicas de “Cheiro de Chuva” e de “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” para saber que se está em face a um dramaturgo original, distante do padrão rotineiro do teatro – escreve o crítico Sábato Magaldi, na apresentação do volume.

“O diálogo travado entre a Professora e o Aluno, na primeira peça, levaria um autor convencional a estabelecer uma trama em que os o dois, pela atração mútua, acabariam chegando às vias de fato. Bosco Brasil prefere o caminho da sutileza. A Professora, ante a ameaça de chuva convida o Aluno para dançarem”.

Numa prova de que o autor não se confina a um único tipo de criação, prossegue Magaldi, “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” se transfere para outro gênero de história, escolhendo como cenário a sala de imigração do porto do Rio de Janeiro, nos anos 1940. Para o crítico, o desfecho da peça é uma verdadeira declaração de amor ao teatro – o pano cai enquanto Clausewitz conta a trama de “A Vida é um Sonho”, de Calderón de la Barca, obra-prima da dramaturgia universal.

Sobre o autor

Uma das grandes revelações da dramaturgia brasileira, Bosco Brasil não começou nos palcos. Nascido em 1960, em São Paulo, Bosco fez seus primeiros textos para o rádio. Depois passou para a televisão e escreveu novelas globais como Torre de Babel (com Sílvio de Abreu e Alcides Nogueira) e Anjo Mau (como colaborador de Maria Adelaide Amaral). Formou-se em teatro pela Escola de Comunicação e Artes da USP e estreou como dramaturgo em 1994, com a peça Budro (prêmios Shell e Molière de melhor autor), que fala da vida da juventude da classe média paulistana.

Inspirado no Teatro de Câmara de Estocolmo, fundado por Strindberg, o dramaturgo criou o Teatro de Câmara de São Paulo ao lado de Ariela Goldmann, Jairo Mattos, Lavinia Panunzio e Luis Fruguli. A primeira encanação aconteceu em 1995, com “Atos e Omissões”, texto escrito e dirigido por Bosco que trata da juventude na periferia.

“Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, de 2001, fez sucesso de público e de crítica. A montagem valeu ao dramaturgo os prêmios Shell e APCA de melhor autor em 2002.Bosco Brasil é fundador da Caliban Editorial, que publica peças brasileiras contemporâneas. Sua peça “Blitz” foi editada na França há dois anos.

Sobre a coleção

A Coleção Palco Sur Scène tem como finalidade destacar a diversidade da produção teatral contemporânea, valorizando a nova dramaturgia que desponta no Brasil e na França. Inéditos, os textos são publicados em edição bilíngüe (português e francês), tornando-os mais acessíveis aos profissionais do teatro brasileiro e francês, assim como ao grande público.

SERVIÇO

Cheiro de Chuva e Novas Diretrizes em Tempos de Paz

Bosco Brasil

Coleção Palco Sur Scène

Imprensa Oficial do Estado, Aliança Francesa e Consulado Geral da França em São Paulo

232 páginas, R$ 18,00

 

Da Imprensa Oficial do Estado

(I.P.)