Tem início instalação das últimas vigas da Linha 13-Jade da CPTM

Trecho de 7,9 quilômetros em elevado da linha que ligará SP ao aeroporto de Guarulhos foi estruturado sobre 764 vigas pré-moldadas

qui, 07/12/2017 - 12h11 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira (7) do lançamento das vigas 65 e 66 da Linha 13-Jade da CPTM, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, no Município de Guarulhos. O trecho de 7,9 quilômetros em elevado da linha que ligará SP ao aeroporto de Guarulhos foi estruturado sobre 764 vigas pré-moldadas.

“Hoje é uma data importante. Nós estamos colocando as últimas vigas aqui na Linha 13, uma nova linha de trem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foram 764 vigas, com 96 toneladas cada uma. A nova ferrovia passa sobre o Rio Tietê, a Rodovia Ayrton Senna e vai até o aeroporto. Já inauguramos a nova estação de Engenheiro Goulart. Entregaremos as duas novas estações: Cecap e Aeroporto. É uma grande conquista, com uma nova linha de trem integrando o maior aeroporto brasileiro ao sistema metroferroviário de São Paulo”, explicou o governador.

Em agosto deste ano, Alckmin também entregou a reforma da estação Engenheiro Goulart, que  integra o Lote 1 das obras civis da Linha 13-Jade, que também engloba a implantação da via permanente e rede aérea no trecho em superfície da nova linha, remanejamento da Linha 12 e ampliação de duas passagens inferiores.

Em 2018, uma nova plataforma estará em operação para atender a Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A linha beneficiará principalmente os moradores das duas maiores cidades do Estado, além de atender turistas e profissionais que visitam São Paulo a negócios.

A demanda inicial projetada é de cerca de 130 mil passageiros por dia útil. A linha terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart (entregue nesta data), com integração com outros meios de transporte.

A Estação Cecap-Guarulhos terá um dos acessos transpondo o viário, permitindo conexão com a Rodoviária de Guarulhos. Na Estação Aeroporto-Guarulhos, uma das saídas possibilitará a passagem para o Terminal Metropolitano de Taboão, além do acesso direto ao Terminal 1 do Aeroporto, que será interligado com transporte próprio da GRU, responsável pela distribuição dos passageiros pelos diversos terminais.