Idosos agitam tarde em São Paulo com projeto Vida Chai

Evento promovido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social reuniu cerca de 900 participantes

qua, 05/12/2007 - 12h19 | Do Portal do Governo

A Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), realizou na terça-feira, 4, o projeto “Vida Chai”. Iniciado em 1995, o projeto é realizado anualmente com o objetivo de oferecer uma tarde de lazer para idosos de entidades e grupos de convivência. Participaram do evento instituições como o Centro de Convivência da Melhor Idade, do município de Embu Guaçú, Associação de Assistência e Defesa à Maioridade – AAMI, Projeto Idoso Feliz, de Poá, entre outras organizações.

O evento reuniu aproximadamente 900 idosos que tiveram como mestre de cerimônia o ator Oscar Pardini, que trouxe aos idosos o “Sílvio Santos” por um dia. Durante a celebração, os participantes também puderam acompanhar o discurso do rabino da CIP, Michel Schlesinger, sobre os ofícios de um rabino. Além disso, a Congregação aproveitou para comemorar também o início do Hanuka, também chamada Festa das Luzes. “Essa festa comemora o milagre da fé e da crença de um Deus”, comenta Michel. Além da participação do rabino no palco, o evento contou com a presença do secretário da Seads, Rogerio Amato, que aproveitou a festa para anunciar o Plano Estadual para a Pessoa Idosa, programado para entrar em vigor em janeiro de 2008. Além das participações solenes, o evento também teve seu momento de descontração: a apresentação do cantor e compositor Zé Geraldo.

Clube das Vovós da CIP

Há mais de dez anos, um grupo de senhoras ligadas a Congregação Israelita Paulista – CIP fundou o Clube das Vovós, uma entidade voltada à prática voluntária de ações assistenciais. O grupo de senhoras se reúne uma vez por semana e utilizam o tempo para fazer sanduíches e se envolverem em atividades ligadas à congregação. “Não paramos nunca”, afirma Esther Chalom, uma das voluntárias da festa e participante do grupo. Além da Congregação, as senhoras se reúnem também no clube Hebraica. O fruto desse encontro foi a apresentação da peça, que ocorreu no mês de novembro “Como um Bom Vinho”. A peça é uma coletânea de relatos do cotidiano dessas senhoras. “No final da peça, dançamos com os paletós dos nossos maridos. Foi muito divertido”, comenta Esther.

Longe de Casa

A uma hora de casa, a moradora de Vargem Grande Paulista Maria Itera da Conseição, 69 anos, estava feliz com a participação do seu grupo no evento Projeto Vida Chai. “A melhor coisa que me aconteceu foi fazer parte de um grupo como esse. Hoje, tenho mais saúde do que quando era jovem”, comenta sorridente. A reunião de Maria acontece três vezes por semana, e os encontros vão de jogos a apenas momentos de lazer para bater papo. “Fazemos de tudo, menos dançar, porque eu não sei”, brinca.

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)