Hospital Emílio Ribas cria medição do ‘IMC’ exclusiva para paciente com HIV

Instrumento torna preciso o diagnóstico e tratamento nutricional de soropositivos

qua, 19/08/2015 - 11h57 | Do Portal do Governo

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que é referência nacional no tratamento de doenças infectocontagiosas, desenvolveu uma ferramenta que torna mais preciso o diagnóstico e tratamento de quem tem problemas de nutrição em função da Aids.

A nova classificação adotada a quem recebe tratamento no Emílio Ribas poderá servir como projeto piloto para o acompanhamento nutricional de todos os pacientes de Aids na rede pública de saúde do Estado de São Paulo.

A ferramenta funciona nos moldes do popular IMC (Índice de Massa Corpórea) com a classificação da Organização Mundial de Saúde, porém, leva-se em conta fatores extras como o percentual de perda de peso do paciente e a circunferência do braço.

Segundo Andrea Zumbini Paulo, diretora do Serviço Técnico de Nutrição do Instituto Emílio Ribas, a nova classificação foi baseada em um estudo com mil pacientes do próprio hospital. A pesquisa indicou a necessidade de utilizar um mecanismo mais sensível no diagnóstico de risco nutricional e desnutrição.

“Na prática hospitalar, o IMC sozinho não é um bom instrumento, principalmente a nossos pacientes, já que ele não distingue o peso muscular e a gordura corporal, não sendo indicado também na presença de edemas”, disse Andrea.

Intervenção mais rápida
Ela explica, por exemplo, que um paciente com quadro de sobrepeso, que perde muitos quilos em um curto intervalo de tempo, corre risco nutricional. Com o IMC convencional, no entanto, o sobrepeso iria mascarar o problema.

O novo instrumento, além de detectar o risco nutricional, diagnostica a desnutrição precocemente e foi capaz de prever maior tempo de internação desses pacientes. Com isso a equipe tem condições de fazer uma intervenção mais rápida e planejada.

Sem o tratamento nutricional adequado, o paciente fica suscetível à queda na resistência e, portanto, às infecções oportunistas, além de potencializar riscos de úlcera por pressão, por exemplo.

O novo instrumento foi desenvolvido pela equipe de nutrição, também considerando o uso de ferramentas simples do dia a dia, como balança e fita métrica. Em setembro a conclusão do trabalho será apresentada no 37º Congresso da Sociedade Europeia para Nutrição Clínica e Metabolismo, que ocorrerá em Lisboa, Portugal.

Do Portal do Governo do Estado