Hospital de Pedreira dobra capacidade de UTI infantil

Novo prédio da unidade foi entregue nesta quarta-feira, 19, pelo governador José Serra

qua, 19/12/2007 - 9h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h30

O governador José Serra inaugurou nesta quarta-feira, 19, as novas instalações da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Infantil do Hospital Geral de Pedreira, na Vila Campo Grande, zona sul da capital. Com 12 novos leitos(seis de UTI e seis de terapia semi-intensiva), a unidade, além de ganhar um novo prédio para abrigar a unidade, vai dobrar sua capacidade de atendimento atual. Antes da ampliação, o setor contava com apenas cinco leitos de UTI infantil.

“Essa ampliação vai melhorar muito o atendimento aqui na região para as criancinhas. E, ao mesmo tempo, estamos dando seqüência aos investimentos que permitirão mais  leitos de UTI para adultos”, disse o governador na cerimônia de entrega da nova unidade.

Serra aproveitou para cumprimentar os integrantes da Congregação Santa Catarina pelo sucesso da parceria com o governo do estado. “É um hospital de muito boa qualidade, estamos muito satisfeitos com esta parceria. É uma demonstração do que podem fazer as parcerias no estado de São Paulo entre o governo e entidades filantrópicas de grande qualidade, como é o caso da Congregação Santa Catarina”, disse.

Equipamentos de ponta

Além de mais espaço, os pequenos pacientes terão à disposição equipamentos de última geração. Entre eles monitores com acesso para imagens radiológicas e incubadoras com sistema inteligente de monitoramento da umidade do ar. Crianças e acompanhantes terão também um ambiente mais acolhedor e confortável. O governo do estado investiu mais de R$ 7 milhões só na primeira fase da obra.

Novas alas ainda estão em reforma. Com a conclusão das obras, prevista para 2008, a unidade vai contar com 31 novos leitos de terapia intensiva, divididos entre atendimento pediátrico e UTI adulto, além de enfermaria ortopédica e clínica médica, num prédio de cerca de 1.000 metros quadrados.

“Como estamos dobrando o número de leitos de UTI, a unidade, que já era referência para a região, passa a oferecer um serviço ainda mais amplo e de qualidade. Isso significa, sem dúvida nenhuma, melhores condições de saúde na zona sul da capital”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Considerado um das melhores instituições do gênero do Brasil, o Hospital Geral de Pedreira é referência no modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS) e atende uma população de cerca de 500 mil pessoas da zona sul da cidade. Mensalmente passam pelo seu Pronto-Socorro cerca de 30 mil pacientes, com aproximadamente 1.300 internações.

Manoel Schlindwein com Secretaria da Saúde

(I.P.)