Hospital de Bauru amplia centro de hemodiálise

Evento contou com a participação do governador José Serra

qui, 24/01/2008 - 16h10 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h36

O Governo de São Paulo investiu R$ 2 milhões na compra de equipamentos do novo serviço de hemodiálise do Hospital Estadual Bauru (HEB) “Arnaldo Prado Curvêllo”. A nova ala, com área de aproximadamente mil metros quadrados, foi entregue nesta quinta-feira, 24, pelo governador José Serra.

“A inauguração desse centro vai desafogar o hospital de base e acabar com os deslocamentos que havia a centros médicos de Botucatu”, destacou Serra. “O centro é importante também porque atenderá crianças vítimas de problemas renais que não tinham serviço dessa natureza”, completou.  

Quando estiver em pleno funcionamento, o centro deverá atender cerca de 200 pacientes por semana em 32 novas e modernas máquinas de hemodiálise. Sete delas entram em operação neste mês. Outras nove máquinas funcionarão a partir de fevereiro e as demais até o final deste ano. 

“O Hospital Estadual cresce a cada ano, beneficiando a população de toda a região de Bauru com atendimento médico de qualidade e serviços de primeira linha”, observa o secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

Somente em dezembro, mais de 8,8 mil pessoas passaram pelo hospital. Os números indicam que no mesmo mês foram realizados 25 mil exames, 926 internações, 491 cirurgias e 680 atendimentos de urgência em especialidades como, cardiologia, dermatologia, endocrinologia,  geriatria, ginecologia, neurologia, otorrinolaringologia, entre outras. 

A instituição é responsável pelo atendimento de da população de 68 municípios, sendo referência numa região de aproximadamente 1,8 milhão de habitantes. Além do atendimento ambulatorial e hospitalar em 40 especialidades, realiza exames dos mais simples aos mais modernos.  

Unesp e Famesp

O Hospital Estadual Bauru é administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp – Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar e faz parte de um novo modelo de gestão implantado pelo governo estadual. O modelo prevê o convênio entre Organizações Sociais de Saúde (OSS) e o Estado. Um estudo da Secretaria da Saúde revelou que os hospitais gerenciados por OS são exemplo de economia e eficiência.  

O levantamento apontou que essas unidades, mesmo realizando 42,8% internações a mais que os hospitais estaduais de administração direta, tiveram em 2005 custo médio 24% inferior por paciente internado. Além disso, um estudo do Banco Mundial indicou o modelo paulista como exemplo viável e extremamente positivo para a gestão de hospitais públicos. 

Benefícios

Antes de deixar Bauru, o governador José Serra informou que a cidade terá um AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que permitirá ao paciente passar por consulta realizar exames e ter um diagnóstivcos em um único dia.

“Vamos construir 40 desses ambulatórios em todo o Estado. Sempre com critérios técnicos de demanda, e não políticos”, explicou.

Serra disse ainda que Bauru será contemplada com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec). O governador lembrou que mais de 90% dos alunos que deixam as cadeiras de uma Fatec, já saem com emprego garantido.

“No caso de Bauru, vamos criar um curso para a área da saúde para formar técnicos em equipamentos hospitalares”, completou.   

Cleber Mata com Secretaria Estadual da Saúde