Hospital das Clínicas de Botucatu promove debate sobre princípios do SUS

Encontro dos Enfermeiros de Hospitais de Ensino de São Paulo foi realizado na última semana, no interior do Estado

sex, 28/09/2018 - 8h24 | Do Portal do Governo

Realizado pela primeira vez no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o XIV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (Enfhesp) chegou ao último dia em 21 de setembro.

O tema do encontro deste ano foi “Vulnerabilidade na garantia dos princípios do SUS frente à limitação de recursos”. Vale destacar que o evento contou com cerca de 180 participantes de 27 instituições, entre hospitais, faculdades e universidades públicas e privadas do Estado, além de 132 trabalhos científicos inscritos.

É importante frisar que os melhores artigos foram premiados no encerramento, que teve a apresentação cultural do projeto “Mulher Feliz”, vinculado à Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), e que propõe o resgate da autoestima e melhoria da qualidade de vida de mulheres vítimas de câncer de mama.

“Acredito que alcançamos nosso objetivo, que é a troca de experiências dentro da limitação de recursos”, avalia a enfermeira Karen Batista, diretora do Núcleo de Apoio à Superintendência do HCFMB. “Quem participou pode entender a realidade de um hospital do interior. Mostramos que em um momento de crise econômica do País, precisamos mais do que nunca ser criativos. Fazer mais, com menos”, completa.

Parcerias

A próxima edição do Enfhesp está prevista para ser realizada no ano de 2020, no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital paulista. No último dia de seminário, o enfermeiro Ivan Antunes, do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordou os “Desafios do Estabelecimento de Parcerias”. “Por não ter uma assistência continuada na atenção básica, muitos pacientes acabam voltando para o pronto-socorro. Esse não é o objetivo do Sistema Único de Saúde”, avalia.

Além disso, a apresentação sobre “Desospitalização e Alta Responsável” foi realizada pela enfermeira Adriana Cavalcante, representante do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). “Nós buscamos reduzir o tempo de internação do paciente e garantir o retorno mais rápido ao convívio familiar”, diz.

Após o término das apresentações, foi organizada uma mesa-redonda com o tema “Contra-referência: Utopia ou Realidade Frente às Redes de Atenção e Saúde?”, que teve como moderadora a professora Valnice Nogueira, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

O enfermeiro Alexandre Pazetto Balsanelli, da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp, conduziu um bate-papo com profissionais que contextualizaram a “Contribuição da Formação do Enfermeiro e dos Projetos de Extensão nos Hospitais de Ensino”.

“Muitos dos nossos problemas nascem porque quem recebe não compra a intencionalidade educacional e quem ensina não está valorizando o quanto o ambiente de trabalho está adequado àquela prática de ensino. Então, se o hospital é de ensino, o que tem que ser pactuado é um plano de ensino, com uma comunicação efetiva entre o cenário de prática com a expectativa da transmissão de conhecimento”, reforça a professora Edvane Birelo Lopes de Domênico, da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp.

Trabalhos premiados no 14º Enfhesp

1º lugar

Tema: Avaliação de Usabilidade de um Sistema Informatizado para Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia

Autores: Clarita Terra Rodrigues Serafim, Rodolfo Cristiano Serafim e Rodrigo Jensen

2º lugar

Tema: Ambiente da Prática da Enfermagem e os Resultados com Pacientes, Profissionais e Instituições

Autores: Thelen Daiana Mendonça Ferreira, Sandro Ferreira dos Reis, Silvéria Rosa Lara Macêdo, e Renata Cristina Gasparino

3º lugar

Tema: Comparação de Custos dos Banhos de Leito Convencional e Descartável: Ensaio Clínico Randomizado

Autores: Débora Cristina Paulela, Silvia Cristina Mangini Bocchi, Alessandro Lia Mondelli, Luis Cuadrado Martin, e Adriana Regina Sobrinho