HC desenvolve pesquisa sobre a relação entre filhos e pais com TOC

O estudo busca investigar se existe relação entre os pais terem o transtorno e os filhos também desenvolverem

qua, 09/05/2012 - 10h39 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo está desenvolvendo um estudo inédito que deve colaborar com a prevenção contra o desenvolvimento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). A pesquisa busca identificar relações entre o fato de os pais terem TOC ou outros transtornos de ansiedade e a chance de que seus filhos também desenvolvam o problema.

LEIA TAMBÉM
Hospital das Clínicas amplia pesquisas sobre TOC em crianças e adolescentes 

O estudo de caracterização de fatores de risco para o TOC visa a contribuir com melhores condições de vida dos pacientes. “A pesquisa poderá significar um avanço importante no diagnóstico e no tratamento precoce das crianças e adolescentes, com impacto direto na diminuição do sofrimento e melhora da qualidade de vida das crianças e suas famílias”, afirma a psicóloga Priscila Chacon, responsável pela pesquisa.

Podem participar da seleção pais com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), pânico, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e fobia social com diagnóstico estabelecido por médico psiquiatra, e que tenham filhos com idade entre três e 17 anos. Crianças e adolescentes dessa faixa etária que tenham irmãos com um destes diagnósitcos também podem participar do estudo. A avaliação será feita gratuitamente por profissionais do Instituto de Psiquiatria.

Os interessados devem fazer suas inscrições pelo telefone (11) 2661-7594 ou pelo e-mail priscilachacon@usp.br.

Do Portal do Governo do Estado