HC de Botucatu inaugura Unidade de Diálise para Pacientes Internados

Novo espaço oferece estrutura exclusiva para tratar diversas doenças renais que levem à necessidade de hemodiálise

qua, 13/02/2019 - 11h04 | Do Portal do Governo

A nova Unidade de Diálise para Pacientes Internados (UDiPI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi inaugurada na última quinta-feira (7). A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Vale destacar que a UDiPI tem uma estrutura exclusiva para pacientes internados com diversas doenças renais que levem à necessidade de hemodiálise temporária ou definitiva, de acordo com a avaliação médica e nível de complexidade. O HCFMB é uma das poucas instituições públicas que oferece esse tipo de serviço.

“A nova ala é um passo muito importante pelo histórico que a diálise tem em relação ao ensino, pesquisa e principalmente iniciativa. Um grupo integrado e unido, que tem como preocupação máxima o paciente”, avaliou o superintendente do HCFMB, André Balbi. “Nosso principal objetivo é crescer, contribuindo para que o hospital cresça cada vez mais. Parabéns a todos e muito obrigado pelo empenho”, acrescentou.

“Celebramos hoje o momento em que voltamos de onde começamos. Esse momento consolida o serviço de excelência que lutamos para realizar todos os dias”, agradeceu o diretor da FMB/Unesp, Pasqual Barretti.

Crescimento

Em funcionamento desde 1982, a Unidade de Diálise do HCFMB apresenta crescimento contínuo e sucessivas ampliações. Atualmente, o espaço oferece todos os procedimentos dialíticos existentes para pacientes com insuficiência renal aguda e crônica, sendo referência internacional em diálise peritoneal para pacientes agudos.

Cerca de 40 mil sessões de hemodiálise são realizadas por ano, atendendo centenas de pacientes ambulatoriais, com destaque para os ambulatórios específicos de doença renal crônica e pré-diálise.