Habitação faz plantão em Piedade para negociar dívidas de mutuários

Ação no município faz parte do esforço da CDHU para diminuir a inadimplência na Região de Sorocaba

qui, 26/07/2007 - 9h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), está realizando uma série de plantões de atendimento nas Regiões de Sorocaba, Campinas e no Vale do Paraíba para agilizar a negociação de débitos com os mutuários.

Em Piedade, o plantão será realizado neste sábado, dia 28 de julho. A CDHU tem 453 contratos ativos no município. No entanto, 116 mutuários estão com mais de três prestações atrasadas, índice que representa 25,6% de inadimplência. Para facilitar a negociação com esses mutuários, uma equipe da Companhia fará plantão na Antiga Oficina Pedagógica, Praça da Bandeira, s/n.º, Centro. O horário de atendimento será das  9 horas às 16h30.

O objetivo da CDHU é diminuir os percentuais de inadimplência em todo o Estado. Para tanto, foram adotadas diversas medidas visando recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos mutuários. Em abril, a Companhia fechou o mês com 23,3% de inadimplência, o menor índice dos últimos três anos. No início de 2007, esse número chegava quase a 30%.

O escritório que atende municípios da Região de Sorocaba é o sexto colocado no ranking de menor inadimplência da CDHU no Estado de São Paulo, com 23,8% dos mutuários com mais de três prestações em atraso. Os líderes são Marília e Bauru, com 18,5% e 18,9%, respectivamente. Já o escritório regional da Companhia em Taubaté, que atende os municípios do Vale do Paraíba, vem trabalhando para diminuir o índice de 28,7% de inadimplência.

Nesse esforço concentrado, em junho foram realizados plantões nas cidades de Taubaté, Bragança Paulista, Indaiatuba, São José dos Campos, Campinas, Capivari, Pirassununga, Itapira, Itatiba, Jundiaí, Santa Bárbara D’Oeste, Casa Branca, Americana, Rio Claro, Mogi Guaçu, Arthur Nogueira, Brotas, Elias Fausto, Nova Odessa, Paulínia, Sumaré, Valinhos, Santo Antônio da Posse, Piracicaba, Caçapava, Cruzeiro, Queluz, Salto, Votorantim, Cerquilho e Sorocaba.

As ações de recuperação de crédito são parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros das prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar o valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para quitar ou reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode ser usado também para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre o financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)