Habitação expõe projeto habitacional para moradores da Serra do Mar

Bolsão 9 receberá as primeiras famílias removidas de áreas de risco e de preservação ambiental

qua, 10/10/2007 - 8h22 | Do Portal do Governo

O projeto habitacional Bolsão 9, destinado à população que vive em ocupações irregulares no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão, foi apresentado no final de setembro pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretario Estadual da Habitação, Lair Krähenbühl. Na ocasião, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, lançou também programa de educação ambiental direcionado a essas famílias.

O evento foi realizado no Centro de Capacitação e Pesquisas em Meio Ambiente (Cepema), em Cubatão, onde será criado um núcleo de convergência local e regional de informação em educação ambiental. Terá biblioteca, hemeroteca e videoteca, entre outros recursos para a realização de oficinas temáticas, ciclo de palestras e exposições. As ações fazem parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, criado em parceria com várias secretarias estaduais e pela prefeitura de Cubatão.

O público-alvo dessa etapa são as famílias que serão removidas do bairro Água Fria, localizado no pé da serra, em área pertencente ao parque. Elas foram cadastradas pela CDHU em junho passado, prioritariamente, por viverem nas áreas de mananciais, onde correm risco constante por causa das enchentes. Segundo informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, trata-se de ocupação muito precária, que oferece perigo aos moradores e compromete o Rio Cubatão.

Com investimento previsto de R$ 70 milhões, serão construídos 1.228 sobrados, com uso de tecnologia que preserva o meio ambiente, além de edificações para comércio, serviços públicos e igrejas. Os imóveis do empreendimento serão erguidos com o novo padrão adotado pela CDHU, que inclui aquecedor solar, registro de água individualizado, revestimento interno e externo, piso e azulejos, laje e estrutura de concreto. O conjunto terá sobrados e módulos de unidades sobrepostas, sendo dois terços com três dormitórios e os demais com dois.

Geração de renda

Na elaboração do Bolsão 9, as características da ocupação no bairro Água Fria e o perfil socioeconômico de suas famílias foram levados em consideração para lhes garantir melhor qualidade de vida na futura morada. “O governo do Estado transformará o Bolsão 9 num bairro integrado, urbanístico e ambientalmente equilibrado”, afirmou o secretário Lair Krähenbühl.

A minicidade terá um grande parque, com equipamentos sociais e de lazer, integrados num ambiente arborizado, conforme modelo paisagístico. Nesse local haverá escola, posto de saúde, creche, quadra poliesportiva, arena para eventos culturais, parque infantil, pista de skate e ciclovia. Em outro setor, será instalado um posto policial para garantir a segurança dos moradores.

A Secretaria da Habitação quer, ainda, impulsionar a sustentabilidade do local e incentivar o empreendedorismo dos moradores. Para isso, firmará parcerias com o Sebrae, Senai, Senac e outras entidades profissionalizantes para promover geração de renda. Também estão previstos no empreendimento pontos para comércio e 30 unidades projetadas para uso misto – residencial e comercial. No entanto, todos os imóveis poderão ter uso misto, de acordo com o interesse do morador.

Urbanização

O IPT está elaborando laudo sobre as outras ocupações da Serra do Mar, para caracterizá-las e localizar as áreas de risco prioritárias. A Secretaria da Habitação trabalha em projetos direcionados aos moradores desses locais. Nos terrenos vizinhos ao Bolsão 9 estão em fase de elaboração os projetos relativos ao Bolsão 7, com cerca de 700 unidades, e o Jardim Casqueiro, com outras 1,8 mil residências, totalizando 3.728 unidades. A secretaria promoverá também a urbanização dos bairros-cota, nos locais onde não for necessária a remoção de famílias.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente também vai realizar trabalho de conscientização para que a população da região entenda qual o papel de cada um no Programa Serra do Mar e ajude a preservar o patrimônio ambiental. 

Entenda o programa

Uma das prioridades do governo, o Programa de Recuperação Socioambiental de Serra do Mar é desenvolvido por meio das secretarias da Habitação, Meio Ambiente e Segurança Pública, em parceria com a prefeitura de Cubatão. A intervenção prevê a remoção de famílias que vivem em ocupações irregulares nos bairros-cota, no Parque da Serra do Mar, e nos núcleos Água Fria e Pilões, em áreas de mangue. Além de transferir famílias de áreas de risco e de proteção ambiental para moradias dignas, o programa irá promover a urbanização dos setores consolidados que se encontram em áreas desafetadas – que não pertencem ao Parque. 

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)