Habitação assina acordos para ampliação do Programa Qualihab

Mais dez entidades representantes de fabricantes de materiais de construção serão incluídas no Programa

qua, 04/07/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, assina nesta quinta-feira, dia 5, acordos setoriais com onze entidades representantes das indústrias da construção civil. O objetivo dos acordos é fomentar a garantia da qualidade das habitações, com a inclusão de mais empresas desse segmento da economia no Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo (Qualihab). O evento será às 10h30, no auditório da Secretaria de Estado da Habitação, na rua Boa Vista, 170, centro, 15º andar.

Após a assinatura do acordo, as entidades, em conjunto com as empresas que representam, têm o prazo de 150 dias para criar o Programa Setorial da Qualidade (PSQ), que estabelece padrões mínimos para os produtos ou serviços fornecidos por elas, assim como o prazo para adequação dos fornecedores. O próximo passo é a aprovação do PSQ pelo comitê do Qualihab. A CDHU exige, nas licitações, que sejam utilizados apenas materiais e serviços de fornecedores qualificados.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) acompanhou as negociações que levaram aos acordos com as entidades representantes de fabricantes de materiais. Já as reuniões com representantes de fornecedores de serviços foram acompanhadas pela Escola Politécnica. As duas instituições têm representantes dentro do programa.

O Programa Qualihab foi criado pelo Decreto número 41.337 de 25 de novembro de 1996, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, no âmbito da CDHU, por meio da Secretaria Executiva e do Comitê de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (CMCS).

Vinte e seis entidades já aderiram ao programa e assinaram os acordos. Com novos acordos, sobe para 37 o número de entidades dentro do programa. Entre elas estão representantes dos setores de cimento, cal, tubos e conexões de PVC, esquadrias metálicas, blocos de concreto, blocos e telhas de cerâmica, para citar apenas os produtos de maior incidência nas obras da Companhia, e diversas entidades de Engenharia e Arquitetura, que desenvolvem projetos nos campos de Geotecnia, Fundações, Topografia, Construção Civil e outros.

Ao estabelecer padrões de qualidade para o mercado, o programa beneficia não apenas os mutuários da CDHU, mas todos os consumidores de materiais de construção. O modelo desenvolvido em São Paulo está sendo adotado por outros Estados e por órgãos do Governo Federal.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)