Gravidez sem planejamento atinge quase 70% das mulheres

Problema trabalha com mulheres de nível escolar médio e renda familiar acima de 0,5 salário mínimo

qui, 06/12/2007 - 14h34 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa realizada no Hospital do Servidor Público Estadual, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, revela que a grande maioria das mulheres engravida sem qualquer planejamento. O estudo foi desenvolvido por um ano e entrevistou 344 parturientes.

De acordo com o levantamento, 68% das entrevistadas não planejaram sua gravidez e 24,1% delas sequer ficou contente quando recebeu a notícia.

De acordo com Eliza Yoshiko Kochi Silva, ginecologista e autora da pesquisa, apresentada como tese de mestrado, os números comprovam que, apesar de toda a informação disponível hoje, as mulheres não se previnem quando o assunto é sexo. E o que é mais grave, muitas delas não estão preparadas para a maternidade e as mudanças dela decorrentes.

“O fato da mulher não se planejar e nem se felicitar com a notícia de estar grávida pode ser um indicador de uma futura violência contra a criança”, explica a médica.

Outro dado que chamou atenção na pesquisa foi o bom nível sócio-econômico das entrevistadas. Mais de 90% possuía mais de oito anos de estudo e renda per capita de maior que 0,5 salário mínimo. “Esse indicador revela a importância de se adotar medidas de conscientização sobre planejamento familiar”, afirma Silva.

Pílulas estão disponíveis na rede pública

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza gratuitamente pílulas anticoncepcionais e a Pílula do Dia Seguinte na rede pública. Na capital, os medicamentos estão desde agosto na rede de Farmácias Dose Certa, localizadas em estações de metrô, trem e terminais de ônibus. Para retirar o medicamento sé preciso ter receita médica de qualquer unidade pública de saúde.

Da Secretaria da Saúde