Governo vai realizar concurso para contratar 10 mil professores

Aprovados serão os primeiros a passar pela Escola de Formação de Professores

qua, 16/09/2009 - 17h08 | Do Portal do Governo

Atualizado em 21 de setembro às 13h55

O governador José Serra autorizou a abertura de um concurso público para viabilizar o preenchimento de 10.083 vagas de professores de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio por meio de um despacho na última segunda-feira, 14. Este é o número inicial de vagas para a primeira convocação de aprovados. O decreto do governador também prevê que o mesmo concurso possa efetivar candidatos aprovados em vagas remanescentes que surgirem durante o prazo de validade do concurso. 

Os aprovados terão que passar por um curso oferecido gratuitamente pela Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, obrigatório para novos professores da rede pública. O curso integra o “Programa +Qualidade na Escola”, que traz medidas importantes para melhorar a qualidade da educação no Estado. Serão 360 horas de formação durante quatro meses com atividades semipresenciais e práticas escolares. “Estamos enfrentando com muito vigor um problema fundamental da educação, que é melhorar a preparação do professor para o aprendizado dos alunos”, disse o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. 

Após a publicação do despacho no Diário Oficial, o secretário instituiu uma comissão presidida pela professora Vera Cabral, diretora da Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, que ficará encarregada de indicar o temas e a bibliografia, definindo os critérios da prova. De acordo com a professora, a previsão é que os exames sejam realizados em março de 2010.

Rede  

Atuam hoje na rede pública estadual 210 mil professores, sendo 130 mil efetivos e 80 mil temporários. São 5,3 mil escolas onde estudam cinco milhões de estudantes. As medidas do “Programa + Qualidade na Escola” seguem outras ações adotadas pelo Governo para melhorar a qualidade da educação, como a política de bonificação e avaliação do desempenho, o “Programa Ler e Escrever”, a definição de currículos e diversas formas de recuperação do aprendizado. “É um trabalho consistente e corajoso que vai melhorar a qualidade da nossa educação”, afirmou o secretário. 

Da Secretaria da Educação