Governo vai ampliar o Complexo Hospitalar do Juquery

Anuncio foi feito pelo governador José Serra nesta segunda-feira, 21, em Franco da Rocha

seg, 21/01/2008 - 17h03 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h17

O governador José Serra anunciou nesta segunda-feira, 21, a construção de um anexo do Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha. A construção do novo prédio marcará a mudança de nome da instituição, que passará a se chamar Hospital das Clínicas de Franco da Rocha.

Para tirar o projeto do papel, o Governo do Estado vai investir até o ano de 2010 R$ 40 milhões. “Esse vai ser um hospital regional, por isso tem o nome de hospital das clínicas, inclusive pela multiplicidade das especialidades que vai contemplar”, disse o governador no início da tarde desta segunda-feira em Francisco Morato.

A nova ala do hospital vai receber pacientes com transtornos psiquiátricos. A mudança colocará fim ao modelo clínico de manicômio, fazendo com que os enfermos sejam atendidos diretamente no hospital (hoje eles são atendidos numa ala especial).

Outros investimentos

Mas este não foi o único anúncio que o governador fez durante sua visita a Francisco Morato, onde inaugurou o novo sistema de abastecimento de água da região. Além dessas novidades, Serra disse que vai duplicar a quantidade de vagas na Etec (Escola Técnica) do município. O governador também adiantou que o Estado vai começar a construção de outras três unidades na região: uma em Franco da Rocha, outra em Caieiras e uma terceira em Várzea Paulista.

Até 2010, a CPTM vai colocar nos trilhos da Linha A 20 novas composições. “Isso significa transportar 25% a mais de passageiros e diminuir o intervalo entre os trens de oito para seis minutos. Isso é vital para a população que depende do trem para chegar, na maior parte das vezes, ao trabalho”, comentou Serra.

Para Francisco Morato, o governador anunciou um montante de quase R$ 10 milhões em recursos do Fundo de Financiamento das Regiões Metropolitanas. A verba será destinada a três grandes frentes de trabalho: à canalização de córregos, à pavimentação de ruas e à conclusão do terminal rodoviário.

“O principal enfrentamento”, disse Serra, “vai ser na questão do esgoto, que ainda tem uma coleta e um tratamento insuficientes aqui na região”. Para tanto, a Sabesp já tem programado diversos investimentos – um deles inclui os recursos obtidos através do FGTS. “Esses investimentos são necessários para podermos recuperar esse atraso que indiscutivelmente existe na região da Grande São Paulo”, observou Serra.

Manoel Schlindwein

(I.P.)